DestaqueEstado

Filhote de onça-pintada é resgatado após ficar um mês vivendo com indígenas em aldeia

Um filhote de onça-pintada que estava sedo criado por indígenas de Santa Fé do Araguaia, no norte do Tocantins, foi resgatado por uma equipe do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins). O felino órfão foi encontrado sozinho na mata e estava vivendo em uma aldeia há aproximadamente 30 dias.

O resgate ocorreu nesta terça-feira (4) na aldeia Manoel Achurê. O animal foi avaliado pelo médico veterinário do Centro de Fauna do Tocantins (Cefau) e considerado saudável. O filhote agora será enviado para um criadouro conservacionista, onde terá um recinto especial e alimentação adequada para seu desenvolvimento.

O engenheiro ambiental Avanilson Karajá foi o responsável pela mediação entre o Naturatins e a comunidade indígena. Ele contou que o filhote foi encontrado por seus tios após ser acuado por cachorros em uma área de mata.

Após salvarem o filhote, os indígenas passaram a criá-lo até Avanilson orientar sobre o risco de manter o felino de grande porte criado entre as pessoas.

Animal será levado para criadouro conservacionista — Foto: Naturatins/Divulgação

Animal será levado para criadouro conservacionista — Foto: Naturatins/Divulgação

Por se tratar de uma espécie ameaçada de extinção, o filhote necessita de atenção criteriosa e fará parte de um programa de conservação com acompanhamento constante do Naturatins.

“Ações como essa são muito importantes porque tem o objetivo de salvar a vida de órfãos e tentar dar o melhor destino para eles. Tivemos a colaboração de muitas pessoas e instituições, desde a que nos passou a demanda até as que nos ajudaram na articulação e no resgate”, explicou a gerente de pesquisa do Naturatins, Samara Almeida.

O resgate contou com apoio da Fundação Nacional do Índio (Funai) e da superintendência do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) em Palmas.

Para solicitar o resgate de animais silvestres é possível entrar em contato com o Batalhão Ambiental da Polícia Militar, no telefone 190. Em Palmas também é possível ligar para a Guarda Metropolitana Ambiental no 153. O telefone do Centro de Fauna do Tocantins (Cefau) é o (63) 3218.2677.

Fonte: G1 Tocantins