DestaqueEstado

Tocantins registra aumento rápido nos casos de Covid: 1.203 confirmações em dois dias

Os números da Covid-19 voltaram a subir no estado do Tocantins em meio à confirmação dos primeiros casos da Ômicron, variante que se espalha mais rápido do que as demais.

O boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde nesta quarta-feira (5) trouxe a confirmação de 564 novos casos da doença, sendo 161 das últimas 24 horas. O restante é de exames coletados em dias anteriores e que tiveram seus resultados inseridos no sistema, pelos municípios, na data de ontem.

Mais um óbito foi confirmado. A vítima fatal é um idoso de 91 anos, que morava em Araguaína. Ele faleceu no último dia 29 de dezembro no Hospital Dom Orione.

Já no dia anterior, terça-feira, foram contabilizados 639 novos casos da Covid-19, sendo 181 das últimas 24h, além de duas mortes.

O mundo registrou um novo recorde de casos de covid-19 em 24 horas, com 2,59 milhões de pessoas infectadas. Apenas na terça-feira (4), os Estados Unidos confirmaram 869 mil novos casos. No dia anterior foram mais de 1 milhão de infectados. A Ômicron já é responsável por 95,4% das novas infecções no país.

DISTRIBUIÇÃO DOS NOVOS CASOS NO TOCANTINS

Os 564 novos casos de Covid-19 estão distribuídos em quase 50 cidades do Estado. Palmas e Araguaína lideram a lista, mas o que chama a atenção  é o número de diagnósticos positivos na pequena cidade de Tocantínia, 66 no total, que fica às margens do Rio Tocantins.

FAIXA ETÁRIA E SEXO

Atualmente, o Tocantins acumula 237.117 casos confirmados de covid-19. Destes 231.806 estão recuperados e 1.366 pacientes seguem em isolamento domiciliar ou hospitalar. Infelizmente, 3.945 vidas foram perdidas na luta contra a doença.

O Estado possui uma plataforma onde todos podem acompanhar os números da Covid-19 no Tocantins: http://integra.saude.to.gov.br/covid19.

GRIPE E DENGUE

Em meio à alta das infecções causadas pela covid-19, o Tocantins está sofrendo com as enchentes e em alerta para o aumento dos casos de gripe e dengue. As unidades de saúde já estão registrando superlotação nas maiores cidades. No início da semana, o jovem delegado de Polícia Civil Hismael Athos, 31 anos, morreu vítima de dengue hemorrágica.

Conforme relatório da Saúde Estadual, mais de 50 cidades estão em situação de alerta para as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti (dengue, chikungunya e zika) e outros 19 municípios em risco de epidemia.

Fonte: AF Noticias