Destaque

Brasil vence partida nos pênaltis e leva título do Superclássico das Américas

Divulgação

A Seleção Brasileira de Futebol foi a Buenos Aires enfrentar a Argentina, no estádio La Bombonera, pelo segundo e decisivo jogo do Superclássico das Américas. Na partida de ida a seleção de Mano Menezes venceu por 2 a 1. Porém, a seleção argentina devolveu o placar e levou a decisão para os pênaltis. Na cobrança o Brasil levou a melhor, 4 a 3, e levou o título do Superclássico das Américas de 2012.

No tempo regular, a seleção argentina mostrou um futebol melhor. Após alguns minutos de jogo bagunçado, a Argentina conseguiu manter a posse de bola e criar mais oportunidades. Logo aos seis minutos, após falta na lateral do campo cobrada por Montillo, Sebá cabeceia e a bola passa perto da meta do goleiro, primeira vez titular da seleção brasileira, Diego Cavalieri.

A primeira jogada de qualidade do Brasil sairia dos pés de Neymar. O atacante santista pegou a bola no campo de defesa do Brasil, e deixou três argentinos para trás, mas na hora de tocar para Fred, a bola é interceptada por um defensor.

Apesar da boa jogada de Neymar, o Brasil jogava mal, errando muitos passes e abusando do chutão para frente. A Argentina aproveitava. Aos 24 minutos, Sebá faz ótima jogada pela esquerda e cruza para Martínez. O atacante argentino do Corinthians dá um voleio, mas a bola passa do lado direito da meta brasileira.

O Brasil respondeu apenas aos 32 minutos, quando Neymar desperdiçou a melhor chance brasileira. Arouca o deixa livre na frente do goleiro Orión, mas Neymar tenta chutar por cobertura e a bola sobe demais. Após a jogada, Brasil mostrou certa reação no fim da etapa, que desvaneceu enquanto a Argentina crescia na partida. A primeira etapa terminou 0 a 0.

O segundo tempo começou com uma bela jogada da Argentina que deixou Martínez de cara com o Cavalieri, mas o atacante não conseguiu dominar e a bola ficou fácil para o goleiro brasileiro. Após a jogada, a partida ficou morna e os técnicos mexeram. No Brasil entrou Carlinhos no lugar de Fábio Santos, e Jean no lugar de Arouca. A seleção argentina tirou Barcos e inseriu Scocco.

Antes do jogo esquentar de vez, Martínez perdeu outra bola na cara após trombar com Lucas Marques. O jogador brasileiro se machucou no contato e deu lugar a Bernard.

O primeiro gol da partida só saiu faltando dez minutos para o fim da partida. Jean derrubou Martínez na área e o juiz deu pênalti. Scocco cobrou e abriu o placar.

A reação brasileira foi rápida. Na jogada seguinte, o mesmo Jean que cometeu a penalidade, chuta ao gol, mas a bola acaba caindo nos pés do artilheiro do Brasileirão 2012. Fred empata a partida aos 37 minutos.

Porém, como todo clássico, ainda faltava mais uma dose de emoção. A Argentina, aos 44 minutos, faz o gol que levaria a decisão aos pênaltis. Scocco converte novamente após passe e bela jogada de Montillo.

Pênaltis
A Argentina errou as duas primeiras penalidades. Cavalieri defendeu a cobrança de Martínez, e Montillo chutou para fora. Do lado brasileiro, Thiago Neves, Jean, Fred e Neymar converteram. Carlinhos do Fluminense foi o único a errar. Apesar dos argentinos Sebá Domingues, Scocco e Orión marcarem suas cobranças, o 4 a 3 culminou o título para o Brasil.

Confira o vídeo dos melhores momentos e das cobranças de pênalti