Agricultores familiares levam produção tocantinense para o RJ
Comercialização, aprendizado e exposição dos potenciais do Tocantins dentro da agricultura familiar estão sendo apresentados durante a 8ª Feira Nacional da Agricultura Familiar e Reforma Agrária – Brasil Rural Contemporâneo, que acontece até o próximo dia 25, no Rio de Janeiro (RJ). O Estado, que possui particularidades como o Capim Dourado e o artesanato com fibras de banana e fruto de jatobás, é um dos destaques da feira.
Segundo a coordenadora de Agricultura Familiar da Seagro – Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Agrário no Tocantins, Rita de Cássia Freire Rezende, o evento é essencial para a produção tocantinense. “É o momento de mostrar o que o Estado produz, além de nossos produtores aprenderem com as experiências de outros estados, com novos segmentos de trabalho. Além disso, é economicamente viável, pois expomos e vendemos artesanatos e alimentos como rapadura e açúcar mascavo”, destacou.
O potencial do Tocantins para a agricultura familiar também é elencado pela coordenadora ao afirmar que o Estado possui mais de 43 mil famílias que sobrevivem desta produção. Uma destas famílias é a de dona Maria das Graças de Sousa, que vive do artesanato com fibra de banana. Segundo ela, a renda mantém a família. “A venda das peças nos ajuda no dia a dia e por isso estamos esperançosas com o resultado da feira, porque no ano passado fomos e vendemos tudo”, destacou.
A feira
Considerado o evento mais completo do gênero na América Latina, a feira acontece na Marina da Glória, no Rio de Janeiro, entre os dias 21 e 25 de novembro, com funcionamento das 13h às 22h na quinta e sexta-feira, e das 10h às 22h no fim de semana. Além das exposições, a feira conta com cursos, palestra, workshop e shows culturais, tudo com ingressos a preços populares.
(SECOM)