DestaqueEstado

Mestrado em Educação lança edital com 20 vagas gratuitas em duas linhas de pesquisa

O programa gratuito de mestrado em Educação da Universidade Federal do Tocantins (UFT) divulgou, nesta sexta-feira (29), um edital contendo 20 de vagas, distribuídas em duas linhas de pesquisa: “Currículo, Formação de Professores e Saberes Docentes” e “Estado, Sociedade e Práticas Educativas”.

Das 20 vagas oferecidas, duas serão destinadas a candidatos que se declarem e comprovem serem portadores de necessidades especiais, indígenas ou negros e uma vaga será destinada para servidor da UFT.

As inscrições podem ser feitas entre os dias 29 de abril e 22 de junho de 2022. O valor da taxa de inscrição é de R$ 100,00, que deve ser pago até o dia 20 de junho, por meio da Guia de Recolhimento da União (GRU), a ser emitida no ato da inscrição. O endereço eletrônico para a emissão da GRU pode ser acessado aqui.

O resultado da homologação das inscrições será publicado no dia 30 de junho no site da UFT e os candidatos que tiverem as inscrições aceitas seguem para as etapas de seleção.

Para ter acesso ao formulário de inscrição e a mais informações sobre o processo seletivo, consulte o edital.

Como realizar as inscrições

Os candidatos interessados deverão realizar as inscrições exclusivamente pela internet, por meio do Sistema de Gestão de Processos Seletivos do Câmpus de Palmas. Para realizar a inscrição, os candidatos devem digitalizar os documentos exigidos e fazer o upload dos mesmos pelo sistema.

Os documentos solicitados para a inscrição são: cópia preenchida do Formulário de Inscrição, cópia do comprovante de pagamento da taxa de inscrição, cópias da Carteira de Identidade e CPF, cópia do Currículo Lattes e cópia do diploma da graduação ou declaração que comprove que o candidato concluiu ou concluirá a graduação no semestre que ocorrerá a seleção.

Também é necessário fazer o upload da cópia digital do Histórico Escolar da Graduação e da cópia, em formato PDF, do projeto de pesquisa adequado a uma das duas linhas de pesquisa oferecidas pelo curso, escrito em no máximo dez páginas. Para candidatos técnico-administrativos da UFT, é necessário encaminhar também um documento que comprove o vínculo com a instituição.

Já para a comprovação do Currículo Lattes, o candidato deve preencher, pelo sistema, o Barema (tabela que facilita e objetiva a valoração de dados pessoais conforme a experiência acadêmico-profissional de um candidato) e, para cada pontuação atribuída, deve fazer o upload de arquivo que comprove o item.

Para os candidatos que desejam pleitear a isenção da taxa de inscrição, é necessário postar no sistema uma declaração, juntamente com a documentação comprobatória que ateste a ausência de recursos financeiros para arcar com a taxa em questão. A análise da solicitação de isenção será realizada pela Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação ou por comissão específica designada por ela e o resultado será divulgado no dia 27 de maio.

Etapas do processo de seleção

O processo seletivo terá duas etapas e a avaliação dos candidatos será realizada pelo Colegiado do Programa de Pós-Graduação. A primeira etapa é de caráter classificatório e consiste na análise da experiência profissional do candidato, feita através da pontuação do mesmo no Barema .

Nesta fase, a pontuação mínima para avançar para a próxima etapa é de 3,0 pontos. Serão classificados os 60 candidatos mais bem colocados. A análise do Barema será realizada entre os dias 25 e 29 de julho e o resultado dos candidatos classificados para a segunda etapa será divulgado no dia 03 de agosto.

Já a segunda etapa é de cunho eliminatório e corresponde a uma entrevista, via Google Meet, baseada no pré-projeto de pesquisa do candidato. A entrevista será pontuada com notas na escala de 0 a 10 pontos, e a nota mínima para a aprovação é 7,0.

As entrevistas serão realizadas entre os dias 9 e 10 de agosto e o link de acesso à sala virtual será enviado aos candidatos. O resultado final do processo seletivo será divulgado no dia 20 de agosto, pelo site da UFT.

As matrículas dos aprovados  deverão ser feitas entre os dias 23 e 24 de agosto, pelo e-mail [email protected] e o início das aulas está previsto para o dia 05 de setembro de 2022. Os candidatos aprovados no processo seletivo devem se comprometer a realizar a proficiência em Língua Estrangeira – Inglês ou Espanhol nos órgãos competentes da UFT durante o período do mestrado, ou apresentar um comprovante de proficiência de outra instituição devidamente reconhecida.

Fonte: AF Noticias