Psicóloga do HDT em Araguaína lista 7 dicas preciosas para melhorar a saúde mental
A psicóloga do Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT/Ebserh), Nara Damaceno preparou sete dicas para melhorar a saúde mental, que segundo ela, diz respeito ao bem-estar físico, psíquico, social, espiritual, e não simplesmente a ausência de doenças.
“Em todo o mundo 1/3 das incapacitações são causadas por transtornos ansiosos e depressivos, situação agravada pela pandemia”. As informações estão no folder (acesse aqui) disponibilizado aos colaboradores, pacientes e acompanhantes durante ação realizada nesta sexta-feira (28).
Além do folder, a Comissão de Humanização em parceria com a Unidade de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho (USOST) preparou cartões de mensagens em caixinhas dispostas em locais estratégicos de grande fluxo de pessoas, e ainda está realizando a montagem da “árvore da gratidão” para ao final reunir um conjunto de motivos pelo qual é possível ser grato.
Janeiro Branco
A profissional explica que a escolha do primeiro mês do ano para trabalhar a saúde mental foi motivada pelo fato de janeiro ser normalmente associado à renovação, desejo de mudanças, e sendo assim oportuna para propor uma reflexão sobre o tema. Confira a seguir as dicas:
1- Dedicar tempo para si mesmo:
Muitas vezes ficamos no automático e não percebemos nossas motivações, frustrações. Separe alguns minutos por dia para que possa refletir, respirar, estar consciente de seus sentimentos, desejos.
2- Busque hobbies que te dê satisfação mesmo que sejam simples
Pequenas atividades podem nos trazer prazer e renovar nosso estado emocional, assim como facilitar entrar em contato com nossa emoção como: escutar música, cantar, desenhar, jogos, praticar esportes etc.
3- Fortaleça seus laços afetivos
Possuir relações afetivas é uma importante estratégia para enfrentar situações estressantes, pois nelas encontramos suporte, confiança e não nos sentimos sozinhos, por exemplo. É importante buscar pessoas próximas com quem nos demos bem e estreitar esses laços, cultivar boas companhias inclusive no trabalho.
4- Expresse os seus sentimentos
É muito comum que a alegria e o sorriso sejam expressos com frequência, mas outros sentimentos igualmente necessários são pouco aceitos, como a tristeza e o choro. Todas as emoções são necessárias e compõe a vida, por isso é interessante que nos expressemos, mesmo que para isso seja necessário tirar alguns minutos sozinho. Sufocar nossos sentimentos pode ser muito prejudicial para nossa saúde mental.
5- Atividade física
O exercício físico além de ser um grande aliado do condicionamento físico é também facilitador da saúde mental. A atividade física melhora nossa capacidade de memória, concentração e age diretamente na área cerebral responsável pelas emoções, além disso induz a criação de novos neurônios e novas ligações entre esses. Pode contribuir também na esfera social de nossa vida, facilitando o surgimento ou aprofundamento de novos relacionamentos.
6- Espiritualidade
O ser humano é biopsiquicoespiritual e isso significa que a espiritualidade nos compõe, sendo importante que tenhamos nossa espiritualidade, seja ela qual for. A espiritualidade se restringe à religião, mas é aquilo que traz significado à nossa vida e é importante que cultivemos essa ideia.
7- Busque ajuda profissional
Caso perceba alguma alteração que atrapalhe o andamento normal de sua vida, busque ajuda. A nossa mente merece respeito e cuidados como qualquer outra área de nosso corpo. O cuidado profissional não precisa vir apenas quando algo está errado, mas também como prevenção.
Fonte: AF Noticias