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Decreto determina que teste positivo de Covid-19 vale como atestado médico em Palmas

A Prefeitura de Palmas publicou um decreto na noite desta quinta-feira (3) que determina que o resultado positivo no teste de Covid-19 vale como atestado médico para o trabalho do paciente contaminado. A medida se aplica tanto no serviço público como no privado. A validade do atestado é pelo mesmo prazo do isolamento domiciliar do paciente.

Para ser aceito, o teste precisa apresentar as seguintes informações:

  • Identificação nominal do servidor examinado;
  • Metodologia de exame;
  • Data da coleta;
  • Data de início dos sintomas;
  • Identificação do laboratório/responsável com registro no respectivo conselho de classe.

 

Vale qualquer teste antígeno e RT-PCR feito na rede pública ou privada. O Diário Oficial do Município trouxe o modelo do laudo para padronização. A notificação dos casos positivos para as autoridades de saúde é obrigatória. Inicialmente a medida vale até o dia 28 de fevereiro, mas pode ser prorrogada.

Nas redes sociais a prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB) justificou a decisão dizendo que o objetivo é “diminuir a taxa de contágio do coronavírus e a sobrecarga no sistema de saúde”.

Para os servidores públicos, o decreto determina ainda que o prazo mínimo de afastamento é de 7 dias a partir do início dos sintomas e que se os sintomas persistirem após este prazo o paciente deve passar por nova avaliação médica.

Fonte: G1 Tocantins