DestaqueEstadoPalmas

Servidores e aprovados em concurso farão protestos em frente ao Palácio e Assembleia

A Associação dos Servidores do Sistema Socioeducativo do Tocantins (Assoeto) anunciou uma mobilização em frente à Assembleia Legislativa e ao Palácio Araguaia, nesta terça-feira (22/2), para reivindicar a aprovação do plano de cargos, carreira e remuneração da categoria.

Os aprovados no concurso da Polícia Penal também farão uma manifestação na mesma data e local. São 162 aprovados que ainda aguardam a convocação por parte do Governo do Estado e o prazo de validade do certame está prestes a terminar.

Segundo os aprovados, em dezembro do ano passado, o governador em exercício Wanderlei Barbosa havia prometido iniciar a convocação em janeiro deste ano, o que não aconteceu. “Estamos aguardando somente a posse, pois já fizemos todas as etapas do certame, incluindo o curso de formação profissional”, explicou um aprovado.

Já no caso dos servidores do Sistema Socioeducativo, a manifestação é para cobrar do Governo a continuidade da tramitação do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração, interrompida pelo então secretário da pasta (Seciju) em dezembro de 2021, quando teria priorizado somente uma parte dos servidores de carreira, aprovados no mesmo concurso, ferindo o princípio constitucional da isonomia.

A associação diz que alega falta de atenção do governador Wanderley Barbosa para com a categoria, que mesmo ciente não se pronunciou para sanar o problema, deixando de atender mais de 380 servidores que encontram-se frustrados, e com sentimento de abandono por parte do poder público.

“Nós acreditamos que o governador Wanderlei Barbosa será sensível a essa causa e vai autorizar a retomada do processo, disponibilizando o orçamento necessário para conceder a regulamentação da categoria, através do PCCR, com o reajuste salarial e implementação das gratificações no salário dos servidores, ora já percebidas, como proposto anteriormente pela gestão. Ressalto que o PCCR, autuado em 07/07/2020, hoje encontra-se na Seciju com as instruções processuais necessárias (pareceres) da Secad, Seplan (2021), PGE, Igeprev, e depende apenas da autorização do governo para seguir para a Casa Civil e, posteriormente, à Assembleia Legislativa, para votação e aprovação”, disse Savya Maranhão Araújo, presidente da ASSOETO.

A manifestação reivindica a aprovação do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração - PCCR da Categoria

Fonte: AF Noticias