Secretário afastado junto com Carlesse ganha cargo importante no Ministério da Justiça
Afastado em operação da Polícia Federal, o ex-secretário da Segurança Pública do Tocantins (SSP-TO), Cristiano Barbosa Sampaio, foi designado para um cargo no Ministério da Justiça e Segurança Pública no governo de Jair Bolsonaro, nesta quinta-feira (24).
Ele ocupará a função de coordenador-geral de pesquisa e inovação da Diretoria de Políticas de Segurança Pública da Secretaria Nacional de Segurança Pública. A portaria foi publicada no Diário Oficial da União.
Em outubro de 2021, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) afastou Cristiano Barbosa Sampaio, que é delegado da Polícia Federal, por seis meses juntamente com os demais integrantes da cúpula da pasta. Na ocasião, o então governador Mauro Carlesse também foi afastado da função pelo mesmo período.
Na época, uma operação da Polícia Federal denominada ‘Éris’ foi deflagrada para desarticular o braço da organização criminosa instalado na SSP suspeito de obstruir as investigações, utilizando-se de normas (decretos), aparelhamento pessoal e poder normativo e disciplinar contra os policiais envolvidos no combate à corrupção.
O grupo ainda é suspeito de vazar informações de investigações em andamento aos investigados.
A PF também cumpriu mandados de busca em endereços ligados a Carlesse, que agora enfrenta um processo de impeachment na Assembleia Legislativa.