DestaqueEstado

Governo nomeia 216 policiais e agentes do sistema socioeducativo do concurso de 2014

Após anos de espera, o governador Wanderlei Barbosa assinou nesta sexta-feira, 1º de abril, o ato de nomeação de 216 candidatos aprovados em concurso público para provimentos de cargos da Secretaria da Cidadania e Justiça (Seciju), realizado em 2014. Foram nomeados 156 policiais penais e 60 agentes do sistema socioeducativo.

O secretário da Seciju, Deusiano Amorim, destacou que o ato de nomeação representa uma vitória para o sistema penitenciário e socioeducativo do Estado após anos de espera dos candidatos aprovados. “É uma vitória, uma conquista que é estendida a todos que estão sendo chamados neste momento, concursados que há muitos anos esperavam por esse ato”, concluiu.

Dentre os agentes socioeducativos, foram nomeados agentes especialistas em Pedagogia, Técnico em Enfermagem, Serviço Social e Psicologia. Todos os candidatos dessas categorias já passaram pelo curso de formação e estão aptos para o início imediato de suas atribuições.

O Concurso

O edital do concurso público para o provimento de vagas e cargo do quadro da Seciju foi lançado em abril de 2014, publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) e deflagrado em 15 de outubro de 2014. O certame teve aproximadamente 42 mil inscritos. A prova objetiva foi aplicada em dezembro do mesmo ano.

A primeira etapa do concurso esteve a cargo da Secretaria de Estado da Administração (Secad), e foi conduzida por meio da Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (Funcab). Já a segunda etapa, que consistia no Curso de Formação, foi realizada pela Seciju. A primeira turma do Curso de Formação do Sistema Penitenciário iniciou as aulas em 15 de novembro de 2016 e a segunda, formada pelo cadastro de reserva, em 17 de setembro de 2018.

Em 2016, o Governo do Tocantins nomeou 820 aprovados para o quadro do Sistema Prisional, sendo 24 para os cargos de Analista em Defesa Social e 796 Técnicos em Defesa Social. Atualmente 745 servidores oriundos desse chamamento estão em exercício nas unidades penitenciárias e prisionais do Estado.

Fonte: AF Noticias