Falta de investimento na educação pode prejudicar famosa temporada de praia em Peixe
Nesta sexta-feira (8/4), o Ministério Público do Tocantins (MPTO) expediu recomendação administrativa à Prefeitura de Peixe para que não disponibilize servidores e recursos públicos para a realização da famosa temporada de praia em razão da falta de investimentos na educação e saúde do Município. O prefeito da cidade é Augusto Cezar Pereira dos Santos, o Cezinha (MDB).
Conforme o MPTO, a recomendação leva em consideração a necessidade de realização de concurso público nas áreas da saúde e educação e as péssimas condições das escolas municipais Rui e Silva, localizadas no povoado de Lagoa Romão e Vila São Miguel.
Segundo o promotor de Justiça Mateus Ribeiro, “a infância e juventude devem ser encaradas com prioridade pelo poder público. Sendo assim, o gasto de dinheiro público com a temporada de praia não se mostra razoável, enquanto crianças não estudam em lugar digno, visto que a prefeitura alega não dispor de recursos para a reforma de escolas e realização de concurso”.
A recomendação destaca que não há impedimento para cessão de bens públicos, como tendas, madeiras e alguns materiais, desde que já estejam em estoque e não façam falta temporariamente ao Município, e orienta que o evento seja realizado por iniciativa privada.
PRAIA DA TARTARUGA
A Ilha da Tartaruga é um dos destinos turísticos mais procurados durante a temporada de praia do Tocantins. Em julho, a infraestrutura é montada pela prefeitura para receber visitantes de todo o país: são minimercado, pousada, área de camping, bares, sorveterias, parque inflável, lojinhas, apresentações teatrais, oficinas de pinturas, shows musicais, entre outras opções. Os bares e restaurantes servem comida típica e cardápios variados, como o famoso peixe frito – caranha, tucunaré e corvina – até o carneiro assado na brasa.
A ecopraia da Tartaruga possui quase 226 mil metros quadrados de águas cristalinas e areia branca. A cidade de Peixe fica a cerca de 310 km de Palmas e 70 km de Gurupi.
Fonte: AF Noticias