Oito escolas voltam ao Sambódromo do Anhembi nesta sexta para o Desfile das Campeãs
As escolas vencedoras dos grupos Especial e de Acesso voltam ao Sambódromo do Anhembi, na Zona Norte de São Paulo, na noite desta sexta-feira (29) para o Desfile das Campeãs do carnaval 2022. O evento começará às 21h30, e os ingressos estão sendo vendidos na bilheteria do local.
Ao todo, oito escolas participarão do desfile. Cinco do grupo Especial, duas do Acesso I e uma do Acesso II.
A primeira escola a desfilar será a Nenê de Vila Matilde, primeira colocada do grupo de Acesso II. O evento será encerrado na madrugada de sábado (30) pela campeã do grupo Especial, Mancha Verde.
As escolas Colorado do Brás e Vai-Vai foram rebaixadas para o grupo de Acesso do carnaval de São Paulo.
Os ingressos custam a partir de R$ 70 e estão disponíveis: arquibancada, camarote, mesas e cadeiras de pista em todos os setores.
Para entrar no Sambódromo é obrigatório apresentar um comprovante de vacinação contra a Covid-19 com pelo menos duas doses. Crianças menores de 6 anos não podem entrar, mesmo acompanhadas dos responsáveis.
O Sambódromo do Anhembi está localizado entre as pontes das Bandeiras e da Casa Verde, e tem como principais vias de acesso as avenidas Olavo Fontoura e Santos Dumont, além da Marginal Tietê.
Desfile da Mocidade Alegre em 24 de abril de 2022 — Foto: Marcelo Brandt/g1
Ordem dos desfiles
- 21h30 – Nenê De Vila Matilde
- 22h20 – Independente Tricolor
- 23h10 – Estrela do Terceiro Milênio
- 0h – Mocidade Alegre
- 1h – Unidos de Vila Maria
- 2h – Tom Maior
- 3h – Império de Casa Verde
- 4h – Mancha Verde
Veja mais informações sobre as escolas que irão desfilar:
21h30 – Nenê De Vila Matilde
A Nenê De Vila Matilde levará para avenida o enredo “Narciso Negro”. A escola foi a campeã do grupo de acesso II e retorna ao acesso I em 2023.
22h20 – Independente Tricolor
Independente Tricolor criticou o conformismo com o enredo ‘Brava Gente É Hora de Acordar’ — Foto: ROBERTO SUNGI/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
A Independente Tricolor leva para a avenida os costumes do povo brasileiro com o enredo “Brava Gente É Hora de Acordar”. A letra é de autoria do intérprete oficial da agremiação tricolor, Rafael Pínah.
23h10 – Estrela do Terceiro Milênio
A Estrela do Terceiro Milênio foi campeã do Acesso I com o enredo “Ô abre alas que elas vão passar”, uma homenagem a todas as mulheres da história do samba. Com desfile desenvolvido pelo carnavalesco Murilo Lobo, a escola foi a quinta a passar pelo Sambódromo na noite de quinta-feira (21).
Escola de Samba Estrela do Terceiro Milênio durante desfile nesta quinta-feira (21), do carnaval de São Paulo, no Sambódromo do Anhembi — Foto: NEWTON MENEZES/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
0h – Mocidade Alegre
A Mocidade Alegre entra mais uma vez no Sambódromo com o enredo “Quelémentina, Cadê Você?”, que celebra na avenida a história da cantora brasileira Clementina de Jesus. A escola explora a figura da cantora, segundo a sinopse do enredo, “reverenciando de joelhos a figura de uma mulher que é a cara do Brasil”.
Ex-BBB Thelminha desfilou na comissão de frente da Mocidade Alegre — Foto: Fábio Tito/g1
Mocidade Alegre arrepia ao parar e ajoelhar em reverência a Clementina de Jesus
1h – Unidos de Vila Maria
Neste ano, a Unidos de Vila Maria levará para a avenida o enredo “O Mundo Precisa de Cada Um de Nós. A Vila é Porta-voz”, falando de amor, fé e fraternidade.
Segundo a escola, “nasce com a pandemia a necessidade de analisar e repensar a vida ao longo dos anos, fazendo assim uma viagem até os dias de hoje”.
Savia David, rainha de bateria da Unidos de Vila Maria no Anhembi. — Foto: MarceloBrandt/g1
2h – Tom Maior
Neste ano, a escola adaptou a história do “Pequeno Príncipe”, do escritor Antoine de Saint-Exupéry para para o Nordeste brasileiro. Inspirado na obra cordelista de Josué Limeira e Vladimir Barros (“O Pequeno Príncipe em Cordel”), o enredo da Tom Maior para 2022 é uma adaptação de Judson Sales e Flávio Campello.
Uma das iniciativas dos carnavalescos foi adaptar personagens, começando pelo aviador, que conduz a narrativa do livro e o próprio autor. Na Tom Maior, ele virou um caminhoneiro e ganhou o nome de Zé Peri, lembrando Saint-Exupéry, e se encontra com o “Galeguinho”, que é o Pequeno Príncipe.
Passista-mirim vestido de aviador faz sucesso na Tom Maior
3h – Império de Casa Verde
Rainha da Império de Casa Verde, Valeska Reis desfila em São Paulo — Foto: Fábio Tito/g1
A escola apresenta o samba-enredo “O Poder da Comunicação – Império, o Mensageiro das Emoções”, assinado pelos carnavalescos Leandro Barbosa e Mauro Quintaes.
De acordo com a Império de Casa Verde, a “comunicação é a troca de emoção. A comunicação une o homem e evolução em proclame inventivo. Está no ar, a própria história da humanidade”. O enredo sobre a comunicação abordou desde os primórdios até a era digital, com uma homenagem ao influenciador digital Carlinhos Maia.
Carlinhos Maia, homenageado do Império de Casa Verde, sai no último carro durante desfile da escola — Foto: Fábio Tito/g1
4h – Mancha Verde
A Mancha Verde foi a grande campeã do carnaval 2022 de São Paulo. Com a conquista de 2019, a Mancha garantiu o bicampeonato. A Mocidade Alegre ficou em segundo lugar, e a Império de Casa Verde, em terceiro.
Bateria da Mancha Verde durante desfile no Carnaval 2022 — Foto: Marcelo Brandt/g1
Com o enredo “Planeta Água”, a Mancha refletiu sobre a importância da preservação e valorização da água não apenas para a natureza, como também para rituais de várias religiões.
Mancha Verde: veja o compacto do desfile em SP
Fonte: G1 Carnaval 2022 em São Paulo