Após 15 dias de greve, prefeita recebe sindicato e professores dão trégua em Miracema
No 15º dia de greve dos profissionais da educação em Miracema do Tocantins, representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado (Sintet) foram recebidos pela prefeita Camila Fernandes (MDB) nesta quarta-feira (04/5), para tratar da pauta de reivindicações da categoria.
Com início das tratativas, a greve será suspensa por 20 dias, a partir da reunião que inicia as negociações para negociação das pautas.
Na reunião, o secretário de Assuntos Municipais do Sintet, Joelson Pereira, apresentou as reivindicações protocoladas, e pediu que ficasse estabelecido um canal de diálogo entre as partes para tratar das demandas reivindicadas, bem como a análise da folha analítica e as projeções de despesas e receitas da educação visando buscar o atendimento das pendências.
A secretária de Educação, Rozineila Fernandes, informou que “as demandas da categoria explanadas na reunião serão discutidas com a equipe técnica da gestão municipal a fim de apurar as questões possíveis de serem atendidas”.
Quanto ao reajuste do piso, foi ressaltado que o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) assegura o salário inicial da carreira e a projeção dos demais níveis da carreira com percentuais sobre os níveis anteriores. “O valor do piso de ser aplicado nos níveis iniciais da carreira, e os reflexos desse valor e a projeção percentual nos demais níveis e classes da tabela salarial”, disse Joelson.
Ficou decidido na reunião, que a prefeita vai se reunir com a equipe técnica da gestão para discutir as demandas apresentadas pela categoria, e uma nova reunião será marcada dentro de 20 dias, a partir de 4 de maio, para tratar da pauta financeira que é a implementação dos reajustes de 33,24% para os professores em todos os níveis da carreira, 10% para o quadro administrativo e a publicação das progressões referente aos anos de 2021 e 2022, o pagamento dos passivos de 2021, pagamento dos percentuais de férias e décimo terceiro sobre o quinquênio e a inserção de representantes da categoria na comissão de reestruturação do estatuto dos servidores municipais.
Os representantes do sindicato cumprimentaram a secretária de Educação, Rozineila Fernandes, por intermediar o diálogo e a prefeita abrir o diálogo.
Em assembleia realizada na noite de ontem, a categoria deliberou pela suspensão da greve face a abertura de negociação da pauta com a gestão. As aulas serão retomadas na próxima segunda-feira (9/5), quando será apresentado um calendário de reposição das aulas.