DestaqueEstadoPalmas

Assembleia pretende realizar concurso até final do ano; são 1.733 servidores contratados

A Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) não realiza concurso público há cerca de 17 anos. O último certame foi lançado em 2005 para preenchimento de 66 vagas. O presidente na época era o então deputado estadual César Halum.

Atualmente, o Poder Legislativo tem 1.733 cargos de provimento em comissão e apenas 195 servidores efetivos. Recentemente, a 2ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça (TJTO) decidiu que o Judiciário não pode obrigar a realização de concurso público, pois representaria uma “manifesta interferência” nas atribuições do Legislativo.

Conforme o Portal da Transparência, 1.465 servidores estão lotados nos gabinetes dos 24 deputados estaduais, e outros 268 em cargos de natureza especial. A Assembleia ainda tem 163 servidores requisitados de outros órgãos.

No início deste mês, o presidente da Aleto, deputado Antonio Andrade (Republicanos), afirmou que vai se empenhar para abrir o tão esperado concurso ainda este ano.

“Estarei empenhado nesse propósito e terminarei meu mandato muito feliz se eu conseguir fazer o concurso na Assembleia até o final do ano”, disse.

Em 2016, o então presidente Osires Damaso chegou a lançar edital de concurso que, posteriormente, foi suspenso por decisão do Tribunal de Contas do Estado e, em seguida, anulado pelo plenário da Casa de Leis.

Fonte: AF Noticias