Novo ataque de abelhas é registrado em Talismã
Um novo ataque de abelhas foi registrado em Talismã, na região sul do Tocantins. A Defesa Civil da cidade esteve no local, mas ninguém se feriu. Até este domingo, 49 enxames foram removidos e os moradores estão assustados com a quantidade de acidentes.
O novo ataque aconteceu no setor Cidade Nova. Agentes da Defesa Civil foram à residência e encontraram um enxame se formando. Eles fizeram avaliação e a colmeia foi retirada por volta de 19h30.
A Defesa Civil diz que as abelhas estão se instalando em casas e árvores próximas das residências. O órgão orienta que os moradores podem acionar os agentes quando notarem que novos enxames estão se formando. O contato é o 984731148.
Em todo o ano passado somente 18 ocorrências envolvendo abelhas foram registradas.
Novo ataque de abelhas em Talismã — Foto: Reprodução
Uma grande plantação de girassóis em Talismã, na região sul do Tocantins, pode ter contribuído para o aumento de capturas de enxames e de ataques de abelhas na cidade.
O plantio fica às margens da TO-296 perto da entrada da cidade. O professor doutor e biólogo especialista em abelhas, Waldesse Piragé de Oliveira Júnior, explica que a plantação e o aumento de acidentes podem ter relação, mas não é possível associar à causa sem que haja um estudo aprofundado.
“Existe sim a possibilidade porque o girassol é uma fonte de alimento e você atraindo para próximo das residências um número de abelhas fica mais exposto, mas a gente se comprometer a atribuir essa causa somente ao fato de haver grandes plantações de girassóis é um risco. Na biologia não se pode fazer afirmações, exceto se tenha certeza, com um estudo. Com certeza pode haver relação, mas não é necessariamente a causa”, disse o biólogo.
Ataques de abelhas são registrados em Talismã — Foto: João Carlos/Defesa Civil de Talismã
Fonte: G1 Tocantins