Após repercussão, vereador volta atrás e diz que pedirá revogação da lei que aumenta salário dos parlamentares
Semana passada, o Portal O Norte divulgou a notícia que também foi propagada em outros veículos de imprensa local, sobre o aumento de 54% no salário dos vereadores da Câmara Municipal de Araguaína para a próxima legislatura, que foi aprovado em fevereiro deste ano pelos parlamentares e sancionado em março pelo prefeito Valuar Barros (DEM). Os benefícios se estenderão também ao prefeito, vice-prefeito e secretários.
O assunto repercutiu amplamente nas redes sociais e provocou a revolta de eleitores que se manifestaram contrários à decisão. Em consequência disso, o Ministério Público Estadual (MPE) pediu esclarecimentos à Câmara sobre o assunto e o presidente da Casa, Elenil da Penha também se manifestou em entrevista ao Portal O Norte argumentando os fatores legais que levaram a essa alteração.
Pedido de Revogação
Mas a discussão não parou por aí, e ainda vem rendendo polêmica, dessa vez, foi o vereador, líder do Executivo Municipal na Câmara, Mané Mudança (DEM), que durante a sessão dessa segunda-feira, 03, lamentou a repercussão negativa sobre o assunto, argumentando que o processo de votação do Projeto de Lei “foi feito com muita transparência”, mesmo assim, afirmou que pode voltar atrás em sua decisão.
Ao Portal O Norte, Mané afirmou que vai protocolar ainda esta semana, um pedido de revogação da lei para que o salário volte a ser o mesmo desta legislatura. Atualmente um vereador em Araguaína recebe um subsídio de R$ 6.900,00 com o aumento de 54%, o salário dos 17 parlamentares eleitos este ano, passará a ser de R$ 10.021,00.
Ofendido
Ainda sobre o assunto, nesta sessão, Mané Mudança também direcionou críticas, sem citar nome, ao apresentador de TV e presidente do Partido Verde em Araguaína, Wanderlan Gomes bem como ao seu filho, Terciliano Gomes (PV), eleito este ano a vereador com 1.754 votos.
Ofendido, Mané afirmou que “Este apresentador de televisão local que teve um filho candidato e eleito vereador neste pleito de 2012, infelizmente desde a semana passada vem batendo nos vereadores por conta da aprovação desse projeto, divulgando uma opinião distorcida sobre nós, denegrindo a imagem dos vereadores. Então tudo o que acontece de ruim é culpa dos vereadores?” Questionou o parlamentar acrescentando: “inclusive essa pessoa que está batendo, elegeu seu filho, o filho desse rapaz ocupava um cargo importante e ele usou esse órgão público para eleger seu filho, então o sujo não pode tá falando do mal lavado”, alfinetou Mané completando: “Não tô falando isso porque perdi essa eleição, quero dizer que comecei meu mandato de mãos limpas e encerro da mesma forma, porque em nenhum momento fizemos nada que fosse contra as leis”.