Plano para impulsionar o turismo de Araguaína é apresentado a empresários e estudantes
O plano de ação para impulsionar o turismo de Araguaína contém propostas como sistematização e institucionalização dos processos, identidade visual e qualificações para profissionais do setor.
A iniciativa é da Prefeitura de Araguaína, em parceria com a Agência Brasileira de Engenharia Turística (Abet) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O documento foi apresentado para empresários e estudantes, no auditório da Aciara (Associação Comercial e Industrial de Araguaína), na noite da última quarta-feira (25).
Para a execução, as etapas foram divididas em quatro eixos com diversas diretrizes, dentre elas a criação de uma lei municipal para o turismo na cidade, um sistema de informações para mensurar o fluxo de visitantes e avanços obtidos, implantação de um portal voltado tanto para quem pretende conhecer os lugares, cultura, culinária, artesanato ou investir na cidade.
Um dos pontos apresentados também aborda sobre a importância da qualificação de profissionais e instituições para fortalecer o turismo local. Também terá um plano de comunicação que envolve a identidade visual com intuito de gerar senso de pertencimento na população e a sinalização turística para guiar os visitantes e promover engajamento nas redes sociais.
COLABORAÇÃO MÚTUA
Conforme o secretário executivo do Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente de Araguaína, Hélter Dantas, além da contribuição municipal, a atuação do setor privado é essencial nos resultados do plano de ação.
“O município, continuará fazendo a sua parte, investindo em infraestrutura e conta com o empresariado para entrar com investimentos como: Hotéis, bares, restaurantes, dentre outros, assim como aconteceu com a Via Lago, o melhor exemplo de parceria entre o setor público e o setor privado”, explicou o secretário.
Um dos objetivos do plano de ação é desenvolver um sistema turístico eficiente e independente em Araguaína. “A institucionalização do turismo é importante para que a responsabilidade não dependa apenas de uma pessoa e o setor continue avançando”, afirmou o responsável técnico do planejamento da Abet, Dener Fonseca.
PRÓXIMAS ETAPAS
A apresentação do documento é uma etapa que dá sequência ao Inventário do Turismo, levantamento que mapeou os principais pontos e estruturas do setor turístico no município, como hotéis, espaços de alimentação e de lazer.
“Esses produtos adquiridos pelo Município fazem parte do Projeto Cidade Empreendedora que o Sebrae executa com a Prefeitura. O próximo passo agora é execução do branding que é marca do Município, do destino e a promoção deste destino, estamos na metade do caminho dessa grande entrega”, explicou o gerente regional do Sebrae, Joaquim Quinta Neto.
A iniciativa foi bem vista pela empreendedora do ramo de agronegócio Janina Pazuto. “Nossa região tem muito potencial e esse plano será muito importante para direcionar os lugares e opções que os turistas podem ir”, destacou Janina.
INVESTIMENTO NO TURISMO
A Prefeitura também tem investido no desenvolvimento do turismo com várias obras, como a Via Lago e o Eco Parque Cimba, já construídos, a modernização do Aeroporto Regional de Araguaína, a reforma e ampliação do Espaço Cultural e a construção dos centros de Canoagem e de Convenções. O Município também realiza eventos como o São João do Cerrado, Corrida do Trabalhador e o Torneio de Pesca Esportiva do Garimpinho.
Outros investimentos estão planejados no turismo para os próximos anos, como mais quatro parques ecológicos: Raizal, São Miguel, Baixa Funda e Nascentes do Neblina, e os festivais gastronômicos da Nova Feirinha, Água Amarela e Garimpinho.