Flagrantes de maus-tratos a animais na cavalgada de Araguaína serão denunciados ao MPTO
A Associação Protetora dos Animais de Araguaína (APAA) deve formalizar denúncia nesta segunda-feira (06/06) no Ministério Público do Tocantins (MPTO) em razão de maus-tratos contra animais durante a cavalgada, realizada neste domingo (05).
Vários vídeos foram publicados nas redes sociais mostrando cavalos machucados, outro sendo agredido por um cavaleiro e um que estava deitado aparentemente exausto enquanto era colocado em uma carretinha.
Um dos vídeos mostra a população questionando e reclamando com um cavaleiro por estar dando murros no animal em que estava montado, porém, ele não se importou e continuou batendo. Ninguém da comitiva interveio para impedir os maus-tratos.
VEJA
Câmeras de segurança também registraram um grave acidente causado por dois cavalos que estavam correndo em disparada por uma rua do centro da cidade. Os animais se chocaram contra uma motocicleta de um casal que passava no cruzamento da via.
Conforme o Sindicato Rural, a cavalgada reuniu seis mil cavaleiros e amazonas, e mais de 150 mil pessoas se concentraram em ruas do trajeto para assistir e saudar os participantes.
DENÚNCIAS
De acordo com a APAA, será protocolado um relatório descrevendo todas as denúncias de maus-tratos que a associação recebeu, incluindo as imagens contendo as agressões.
“Iremos especificar os casos que recebemos, juntamente com as provas. E denunciar para o órgão competente o ocorrido. Bem como, iremos soltar uma nota de repúdio ao evento”, explicou uma das integrantes da associação.
SINDICATO REPUDIA MAUS-TRATOS
Em nota divulgada nas redes sociais, o Sindicato Rural de Araguaína (SRA) afirmou que repudia qualquer ato de maus tratos em animais.
Conforme a nota, nas últimas semanas, reuniões foram realizadas com as comitivas, onde foram estabelecidas rígidas regras de cuidados com os animais durante a Cavalgada, com mais de seis mil participantes.
“Sobre imagens que circulam nas redes sociais, de possíveis casos de maus tratos e acidente, também envolvendo animais, o SRA destaca que são casos isolados e está colaborando com as autoridades para identificá-los para que sejam tomadas as devidas providências legais, pelas autoridades competentes”, finaliza a nota de esclarecimento.
MPTO
Em nota ao AF Notícias, o Ministério Público afirmou que as denúncias chegaram ao conhecimento do órgão após o fim do evento.
Conforme o promotor de Justiça Airton Amilcar Machado Momo, todas as denúncias, vídeos e fotos serão remetidos à Polícia Civil, com o intuito de identificar as pessoas que praticaram crime de maus-tratos, e que em eventual constatação de irregularidades, o Ministério Público oferecerá denúncias criminais e ações cíveis a fim de buscar responsabilização penal e civil daqueles que cometeram os atos.
“Todos os flagrantes de maus-tratos serão encaminhados à organização do evento para aplicação de punições previstas no regulamento, bem como à Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente de Araguaína e à Polícia Militar Ambiental, para a aplicação de multas, localização dos animais que foram vítimas, a fim de periciá-los, e caso seja necessário, apreendê-los“, afirmou o MPTO.
Fonte: AF Noticias