Irajá frustra Dimas e segue na contramão da mãe ao fechar com Damaso para governador
O senador Irajá Abreu, presidente regional do PSD do Tocantins, surpreendeu a classe política ao declarar apoio para o pré-candidato a governador Osires Damaso (PSC). O anúncio oficial ocorreu na tarde desta segunda-feira (4) durante coletiva de imprensa, em Palmas.
Com essa decisão, Irajá deve seguir na contramão da própria mãe, a senadora e pré-candidata à reeleição Kátia Abreu (PP), que apoia atualmente o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos).
O senador também frustrou as expectativas do pré-candidato a governador Ronaldo Dimas (PL), pois havia um possível acordo político firmado ainda nas eleições de 2018, quando o ex-prefeito de Araguaína o apoiou na corrida ao Senado Federal, preterindo um candidato da própria cidade na época, César Halum.
Em abril deste ano, durante a festa de aniversário conjunta de Dimas e do senador Eduardo Gomes, realizada em Brasília, o ex-prefeito fez questão de relembrar seu apoio a Irajá e deixou claro que estava esperando a retribuição. “Tô esperando agora sua contribuição, quero você neste palanque junto conosco, pedindo voto”, afirmou Dimas.
CINCO PARTIDOS
Com a adesão do PSD, a até então desacreditada pré-campanha de Osires Damaso segue ganhando musculatura e já conta com cinco partidos, incluindo o PSC, PSB, PRTB e Avante.
Na coletiva, Irajá disse que ficou surpreso com a credibilidade de Damaso junto à opinião política do estado.
“A confiança que você inspira no Estado, na sua base eleitoral, com seus prefeitos, nos seus negócios, sua biografia que inspira qualquer tocantinense, do mais humilde até os grandes formadores de opinião, a credibilidade que você construiu no Tocantins, tudo isso me deixa muito à vontade e confortável de poder hipotecar o meu apoio à sua pré-candidatura”, destacou Irajá.