Médico Luciano de Castro anuncia pré-candidatura ao Governo e escolhe vice de Araguaína
O médico Luciano de Castro Teixeira (DC), autor de denúncia contra o PlanSaúde na gestão do ex-governador Mauro Carlesse (Agir), pretende disputar o Palácio Araguaia nesta eleição de 2022. Para isso, já faz articulações e trabalha para viabilizar o projeto de candidatura ao Governo do Estado.
Nesta semana, Luciano veio para Araguaína, reduto eleitoral do também pré-candidato a governador Ronaldo Dimas (PL). Luciano é médico a 20 anos em Palmas, pecuarista, empresário e agora pré-candidato a Governador. Ele é pós-graduado em cardiologia pelo Hospital Albert Einstein e pós-graduado em medicina pelo Sírio Libanês, ambos em São Paulo.
Contra a corrupção
E nesta quarta-feira, 13, ele tem reuniões com empresários e lideres evangélicos na Capital Econômica do Estado. Ao AN, o pré-candidato falou um pouco sobre a atual conjuntura política e suas pretenções.
-Sempre lutei contra a corrupção. Participei de várias denúncias de esquema de corrupção. (…) A principal e mais conhecida é a que saí no Fantástico, onde denunciei o esquema de corrupção. Que levou a renúncia do Governador Mauro Carlesse. Declarou, complementando.
-A política do Estado do Tocantins é uma política muito corrompida. E que tenta tirar todas as pessoas, que não estão no esquema, do processo político. Isso, captando partidos, comprando partidos, entre outras formas de corrupção de politica suja que existe. Criticou, Luciano, que por sua vez se apresentou como a alternativa.
Sou um candidato independe, que vem dar uma outra opção ao povo tocantinense. Que está cansado dessa velha política, que os mesmos grupos mandam no Estado desde a sua fundação. E isso tem que mudar.
Vice de Araguaína
O pré-candidato buscou um nome de Araguaína para ser vice na futura chapa. A escolhida trata-se da administradora Luciene Mamedes, do DC. Ela já atuou nos bastidores da política desde 1997.
Luciene também foi diretora administrativa da Fundação de Medicina Tropical (Funtrop) em Araguaína, no Governo de Carlos Gaguim. Além disso, foi secretária Municipal de Governo, durante o último mandado do ex-prefeito Ronaldo Dimas.
–Busco nesse momento (..) está ao lado do povo. (…) O Tocantins, na nossa [eventual] gestão, será governado para o povo. (…) Somos o novo. (…) Nosso Estado é muito rico e nós precisamos dar condição a todos os empresários. Declarou a pré-candidata a vice.
Fortalecimento do projeto
Pois a estratégia é fortalecer o projeto na capital Palmas, terra do atutal governador Wanderlei Barbosa, que trabalha para disputar a releição. Também quer ampiliar sua base em Araguaína, cidade onde Dimas foi prefeito por dois mandatos.
Denúncia
A denúncia contra o ex-governador ocorreu em agosto de 2019 e apontava um suposto esquema de cobrança de propina no PlanSaúde. O caso teve repercussão nacional e em outubro de 2021 ele contou mais detalhes ao Fantástico.