Professores de Guaraí aprovam estado de greve, notificam prefeita e farão protesto
Os profissionais da rede municipal de educação de Guaraí aprovaram estado de greve durante assembleia da categoria realizada no último dia 17. A prefeita Fátima Coelho foi notificada nesta segunda-feira (22).
A categoria reivindica que a prefeitura pague o piso do magistério de acordo com o plano de carreira.
Segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado do Tocantins (Sintet), a lei n° 632/2016, que trata do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) dos Profissionais da Educação Básica do Município de Guaraí, tem como princípio básico o piso salarial, bem como a valorização do desempenho, da qualificação, do tempo de serviço e conhecimento, pressupondo a remuneração condigna dos servidores.
Outra pauta reivindicada é a reestruturação do PCCR da categoria, que, apesar de ter um projeto em andamento, ainda não foi votado na Câmara Municipal.
“A insatisfação dos profissionais do magistério municipal se dá pelo descaso da gestão municipal em não valorizar os profissionais da educação efetivos do quadro da educação e conceder o pagamento do piso para os profissionais em regime de contrato”, disse a presidenta do Sintet Regional de Guaraí, Iolanda Bastos.
Os professores da rede municipal de ensino de Guaraí não recebem salário correspondente ao piso no início da carreira e aguardam a aprovação do novo PCCR, segundo o sindicato.
A categoria vai realizar um ato público em protesto contra a prefeitura sobre a reivindicação da categoria nesta quarta-feira (24) nas proximidades da feira coberta, na Avenida Bernardo Sayão, às 17h15.
Fonte: AF Noticias