AraguaínaDestaqueFIETO

Alunos da Escola SESI de Araguaína conquistam vaga na etapa nacional da Olimpíada Brasileira de Robótica

Disputa estadual ocorreu em Palmas no último final de semana.

 

Os alunos da Escola do Serviço Social da Indústria (SESI) de Araguaína conquistaram um ouro, uma prata e dois bronzes na etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), realizada em Palmas neste domingo, 28/08.  Além dos pódios, os alunos da Escola SESI se classificaram para a etapa nacional da OBR.

 

Os alunos da equipe Tucuna, que foram campeões na etapa estadual em 2018 e alcançaram o 1º lugar na OBR/Nível 1, completaram o circuito com maior número de pontos na competição e garantiram participação na fase nacional da olimpíada pela modalidade prática, nível 2. A etapa nacional acontece em São Bernardo do Campo/SP entre os dias 17 e 22 de outubro.

 

“A gente já estava esperando um bom resultado, até porquê com os erros de 2019, quando fomos classificados para o nacional, mas não conseguimos ganhar, aprendemos bastante. E agora fizemos um robô diferente para contornar as adversidades enfrentadas na última competição. Agora é aproveitar para reavaliar as nossas falhas desta etapa da competição e organizar para o nacional,” pontuou Regimar de Deus Negreiros, da equipe Tucuna.

 

A Equipe Tucuna 3, que participa pela primeira vez da competição, levou para casa a experiência e entusiasmo. “É a minha primeira vez em competição e eu vim para pegar experiência, mas mesmo assim minha equipe ficou em segundo lugar, pertinho de conseguir ir para o nacional. Mas, valeu pela experiência, na próxima vez, espero vir mais preparado com mais chances de conseguir ir para o nacional,” disse Lucca Ferreira Sandes, aluno do 9º ano da Escola SESI de Araguaína.

 

Com as quatro equipes no pódio e uma classificação para o nacional,  o professor Ulisses Parreira, técnico das equipes de nível 2, avaliou a competição como muito produtiva. “Estamos muito felizes com o resultado, por uma diferença de 35 pontos não conseguimos classificar duas equipes, nível 1 e 2, mas faz parte do processo de amadurecimento dos meninos que participam pela primeira vez. Agora é voltar para casa e retornar no ano que vem com força-total, como também trabalhar com a equipe nível 2 e ir com força e garra para o nacional e tentar a vaga internacional da Olimpíada Brasileira de Robótica”, planeja.

 

A superintendente do SESI Tocantins, Roseli Sarmento, falou sobre a vitória e a satisfação de ver o resultado da robótica na vida dos alunos. “Para nós é muito gratificante ter uma equipe vencedora na etapa regional da OBR. Importante também sabermos que nossas escolas promovem a Robótica Educacional, em várias modalidades, permitindo assim que nossos  estudantes tenham a oportunidade de criar e aplicar tecnologias inovadoras para facilitar e melhorar a vida humana,  gerando engajamento, propósito e pensamento criativo”, avaliou.

 

A competição estadual simulou uma catástrofe e os robôs foram responsáveis por resgatar sobreviventes. São três circuitos diferentes por cada nível e a pontuação menor é descartada.
Além do pódio, as equipes do SESI Araguaína também foram premiadas nas categorias, Inovação (Tucuna 3),  Robustez (Tucuna 4),  Robustez, Design e Programação e Maker (Tucuna). Nove equipes participaram desta etapa que aconteceu no Campus do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) em Palmas.

 

Pódio

 

Nível I (ensino fundamental)

 

Galaxy Droid – Colégio Marista( 545 pontos)

Tucuna 3-  Escola SESI Araguaína (510 pontos)

Tucuna 4- Escola SESI Araguaína (495 pontos)

 

Nível II (ensino médio)

 

Tucuna – Escola SESI Araguaína (899 pontos)

Genesis-Alpha – IFTO (415 pontos)

Tucuna Droid-  Escola SESI Araguaína (245 pontos)

 

Por Najara Barros

 

Serviço: Assessoria de Imprensa SESI (63) 3229-5775