DestaqueEstado

Professores aceitam proposta e suspendem greve em Gurupi; não haverá corte de ponto

Os professores da rede municipal de ensino de Gurupi, 3º maior município do Tocantins, suspenderam a greve da categoria em assembleia realizada nesta sexta-feira (02/09).

Para atender as reivindicações da categoria, a Prefeitura apresentou entre as propostas o reajuste de 5% na tabela do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR), com efeitos retroativos a 01 de setembro de 2022, além do reenquadramento de todos os servidores dentro da nova tabela.

Ainda faz parte da proposta a incorporaração do piso nos salários conforme já solicitado pela classe e atendendo a reivindicação. O acordo ainda prevê a criação de uma comissão mista para estudo e apresentação de uma proposta para 2023 sobre as possíveis complementações necessárias, observando o valor do piso salarial de 2023.

A gestão também se comprometeu a não realizar o corte do ponto de nenhum servidor e que seja realizado o cumprimento na integralidade o que diz a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) sobre os dias letivos, carga horária, bem como a reorganização do calendário escolar. E que os professores, que estavam na greve, assinem um termo de compromisso para a reposição dos dias letivos.

“Hoje, os professores recebem um complemento para alcançarem o valor do piso. A partir da proposta, o piso vai ser pago na sua totalidade. Sem dúvida, é uma conquista, pois faz diferença“, disse a presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado do Tocantins (Sintet) em Gurupi, Gabriela Zanina.

Com a suspensão da greve, as aulas serão retomadas normalmente na próxima segunda feira (05). Os professores estavam em greve desde o dia 17 de agosto.

Diálogo

A prefeita Josi Nunes ressaltou que sua gestão é e sempre será pautada pelo diálogo e que visa manter uma educação de qualidade no município. “Sempre estivemos abertos ao diálogo com todos os servidores e um dos focos da nossa gestão é a valorização dos servidores, assim como a qualidade na prestação dos serviços públicos. Sempre estivemos sensíveis à causa dos professores, respeitando a cada um deles, mantendo as tratativas, e hoje fizemos uma nova proposta às reivindicações que entendemos serem justas, e que foi aceita pela categoria, encerrando assim a greve”, comentou a prefeita.

Greve foi encerrada nesta sexta-feira, 02

Fonte: AF Noticias