74 municípios do Tocantins não preencheram vagas para recenseador; IBGE faz novo seletivo
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) abriu nesta quarta-feira (14) as inscrições para um novo processo seletivo do Censo Demográfico 2022. No Tocantins são disponibilizadas 131 vagas, distribuídas em 74 municípios, para o cargo de recenseador, 2 vagas para agente censitário supervisor (em Goiatins e Formoso do Araguaia) e 1 vaga para agente censitário municipal para Barra do Ouro. As inscrições devem ser feitas presencialmente e vão até o dia 16 de setembro.
Para participar da seleção, os interessados devem conferir o edital completo e o endereço para a realização da inscrição (de acordo com o município de escolha) que estão disponíveis no site do IBGE, na área “Trabalhe Conosco”.
O candidato deve comparecer a um dos postos de inscrição do Instituto relacionados no Anexo I do edital e entregar o formulário de inscrição, disponível no Anexo III, preenchido e assinado. Não há cobrança de taxa e a seleção ocorrerá por meio de análise de títulos, compreendendo a Titulação Acadêmica dos candidatos.
Para o cargo de recenseador é exigido nível fundamental completo e para os cargos de ACM e ACS, nível médio completo. Antes de realizar a inscrição, o candidato deverá tomar conhecimento do disposto no edital, e em seus anexos, e certificar-se de que preenche todos os requisitos exigidos. A inscrição do candidato implicará o conhecimento e a tácita aceitação das normas e condições estabelecidas no edital e em seus anexos, das quais não poderá alegar desconhecimento.
As contratações serão efetuadas nos termos da Lei 8.745, que permite a admissão de pessoal por tempo determinado para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público. A divulgação do resultado final está prevista para o dia 28 de setembro.
Jornada de trabalho
O recenseador tem como principal função entrevistar os moradores durante a coleta do Censo. Como a remuneração é por produção, ela pode variar de acordo com o tempo dedicado ao trabalho e o grau de dificuldade na abordagem aos domicílios. A previsão de duração de contrato do recenseador é de três meses.
De acordo com o edital, é recomendado que o recenseador tenha uma jornada de trabalho mínima de 25 horas semanais, além da participação integral e obrigatória no treinamento. Será obrigatório também o comparecimento do recenseador ao Posto de Coleta nos dias e nos horários estipulados pelos agentes censitários.
Para a função de ACM, a remuneração mensal será de R$2.100,00. Para a função de ACS, a remuneração será de R$ 1.700,00. Os contratados farão jus ainda ao auxílio alimentação, ao auxílio transporte e ao auxílio pré-escolar, assim como férias e 13º salário proporcionais. A jornada de trabalho obrigatória é de 40 horas semanais, sendo 8 horas diárias. A previsão de duração do contrato é de cinco meses.
Fonte: AF Noticias