DestaqueEstado

Operação registra 10 bocas de urna, 4 compras de voto, violações de sigilo e agressões a mesários

Os eleitores tocantinenses puderam exercer seu direito de voto com tranquilidade nos 139 municípios, durante o primeiro turno das Eleições Gerais 2022, ocorrido neste domingo, 2 de outubro.

Com efetivo policial reforçado nas ruas para evitar e coibir crimes eleitorais, todas as ações de segurança também foram acompanhadas em tempo real no Gabinete de Monitoramento, instalado pelo Sistema Integrado de Operações (SIOP), nas dependências do Quartel do Comando-Geral da Polícia Militar, em Palmas.

Em todo o Tocantins, cerca de 4,5 mil agentes da segurança pública foram mobilizados para garantir a segurança dos eleitores tocantinenses. Além do efetivo, cerca de 660 viaturas, 4 aeronaves e 1 embarcação ficaram de prontidão em todo o Estado.

Conforme o último Boletim divulgado na noite deste domingo, a Operação Eleições 2022 registrou em todo o Tocantins: quatro casos de compra de votos; dez ocorrências de boca de urna; onze violações de sigilo do voto; um caso de propaganda irregular; e dois casos de agressões a mesários.

A operação integrada foi um sucesso, considerando todas as análises técnicas e ocorrências, mostrando que as eleições transcorreram tranquilamente em todo o Estado sem qualquer intercorrência ou situação que pudesse interferir no pleito eleitoral, e que cada vez mais, as forças de segurança do Tocantins trabalham juntas para prover ao cidadão de bem a segurança adequada”, destacou o secretário da Segurança Pública (SSP), Wlademir Costa.

O comandante-geral da PM, Coronel Márcio Barbosa, considerou que as ocorrências registradas foram inexpressivas em relação ao tamanho do pleito. “As poucas ocorrências registradas foram inexpressivas diante da abrangência da operação. Conseguimos acompanhar de perto com nossos policiais militares todos os 853 locais de votação espalhados nos 139 municípios”, destacou.

“Com toda a certeza as eleições no Estado do Tocantins foram tranquilas. As forças integradas atuaram de maneira a contribuir com esse processo democrático, não tivemos nenhuma ocorrência de grande vulto e a gente conclui que a população, pode exercer seu direito de voto com liberdade e muita segurança”, complementou o delegado-geral da Polícia Civil, Claudemir Luiz Ferreira.

O superintendente da Polícia Federal no Tocantins, Rodrigo Bittencourt, agradeceu todo o apoio dado pelas forças de segurança locais nas eleições gerais. “O balanço é extremamente positivo, tivemos poucas ocorrências relevantes no Estado o que mostra que o planejamento foi muito bem feito e, principalmente, muito bem executado para que o cidadão tocantinense pudesse votar de forma pacífica e foi uma vitória da democracia”, ressaltou.

GABINETE DE MONITORAMENTO

A superintendente de Segurança Integrada da SSP, Fátima Holanda, destacou que o trabalho do gabinete de monitoramento refletiu diretamente na ponta. “Tivemos nossa sala de monitoramento com todas as forças de segurança e agências representadas, altamente integradas com o objetivo comum de ter eleições tranquilas e um baixo índice de ocorrências. Inclusive esse monitoramento refletiu na ponta onde todas as forças, dentro das suas competências, atuaram com a sua expertise”, destacou.

“O planejamento nosso foi satisfatório, conseguimos dar um respaldo ao nosso operacional através das ações estratégicas e cumprimos o objetivo de dar o devido apoio e proporcionar ao Tribunal Regional Eleitoral e todas as zonas eleitorais, a condução de um pleito eleitoral seguro, garantindo o direito ao eleitor de exercitar sua cidadania”, complementou o diretor do SIOP, coronel Álon Amaral.

OPERAÇÃO ELEIÇÕES 2022

A Operação Eleições 2022 é coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Secretaria de Operações Integradas (Seopi), e no Tocantins, executada e acompanhada em tempo real pelas Polícias Civil (PC), Militar (PM), Federal (PF) e Rodoviária Federal  (PRF), Corpo de Bombeiros, Guardas municipais e Agências de trânsito.

BALANÇO DAS OCORRÊNCIAS NAS ELEIÇÕES

– Um registro de queda de energia em uma seção eleitoral em Colméia, mas já resolvido antes do início do horário de votação.

– Falta de energia em local de votação no município de Goiatins, na aldeia Rio Vermelho, escola Txuaret, contudo sanado após ligarem gerador de energia a motor.

– 01 ocorrência de boca de urna em Araguaçu – 1 pessoa conduzida para a delegacia.

– 01 Boca de urna em Figueirópolis – 1 pessoa conduzida a delegacia.

– 01 Boca de urna no município de Araguaína.

– 01 Boca de urna no município de Xambioá.

– 01 Boca de urna no município de São Miguel do Tocantins.

– 01 Boca de urna em Pedro Afonso. Equipe de policiais com a equipe do GAECO avistaram diversos santinhos eleitorais no chão, agrupados, indicando que teriam sido ali jogados propositalmente.

– 01 Boca de urna em Peixe.

– 01 Boca de urna em Araguaína. Os envolvidos foram conduzidos a delegacia da Polícia Federal.

– 01 Boca de urna em Araguaína. Equipe foi acionada por 02 delegados de coligação partidária. Envolvidos foram conduzidos a delegacia Da Polícia Federal.

– 01 Boca de urna em Araguaína. Acionados via SIOP equipe se deslocou até a creche municipal CEI SÍTIO DONA BENTA e constatou a boca de urna e conduziu os envolvidos até a delegacia da Polícia Federal.

– 03 Ocorrências de compra de voto em Taguatinga – Fornecimento de refeições

– 01 Denúncia de compra de votos em Tupirama

– 01 Violação do sigilo de voto em Abreulândia – eleitora tirou foto da urna eletrônica

– 01 Violação do sigilo do voto em Natividade – Lavrado o TCO.

– 02 Violações do sigilo do voto em Paraíso do Tocantins. Eleitor publicou na rede social seu voto. Ambos eleitores foram conduzidos à delegacia.

– 01 Violação do sigilo do voto em Paraíso do Tocantins. Eleitor publicou na rede whatsapp seu voto. Lavrado o TCO.

– 01 Violação do sigilo do voto. Eleitor no momento da votação gravou seu voto com celular e foi conduzido à delegacia.

– 01 Violação do sigilo do voto em Pedro Afonso. Eleitor no momento da votação gravou seu voto utilizando um aparelho celular. Conduzido até a delegacia.

– 01 Violação do sigilo do voto em Cristalândia. Eleitor divulgou seu voto nas redes sociais. Conduzido até a delegacia.

– 01 Violação do sigilo do voto no município de Miracema. Eleitor divulgou seu voto nas redes sociais. Conduzido até a delegacia.

– 01 Violação do sigilo do voto em Alvorada. Eleitor no momento da votação gravou seu voto utilizando um aparelho celular. Conduzido até a delegacia.

– 01 Violação do sigilo do voto em Lajeado. Eleitor divulgou seu voto nas redes sociais. Conduzido até a delegacia.

– Agressão contra mesário em Gurupi, Escola Municipal Aeroporto. Eleitor evadiu.

– Desacato, cidade de Sítio Novo. Mesária agredida verbalmente – agressor conduzido à delegacia

– 01 Propaganda irregular em Paranã.

Fonte: AF Noticias