Quatro ruas estreitas na região do setor Entroncamento terão sentido único em Araguaína
A região do Entroncamento, próximo à BR-153 em Araguaína, passará por mudanças no trânsito para garantir um fluxo mais contínuo de veículos e diminuir os riscos de acidentes. A partir do dia 17 de outubro, as estreitas ruas Mato Grosso, Fortaleza, Onze e W12 passarão a ter sentido único e um novo semáforo está sendo instalado no cruzamento da Rua Mato Grosso com a Avenida Cônego João Lima.
Agentes de Educação para o Trânsito da Agência de Segurança, Transporte e Trânsito (ASTT ) estão visitando comerciantes e moradores para orientar sobre as mudanças e as sinalizações complementares começaram a ser implementadas nessa segunda-feira, 10.
A coordenadora do Departamento de Educação para o Trânsito da ASTT, Suziane Olímpia, contou que os cidadãos visitados estão aprovando as alterações, já que o fluxo de veículos na região é grande e os transtornos eram frequentes. “As pessoas foram bem receptivas, porque sempre houve muita reclamação sobre os veículos estacionados dos dois lados e até em fila dupla, reduzindo a área de circulação aos carros. No início é normal o estranhamento, porque é uma fase de adaptação, mas depois acreditamos que o fluxo vai melhorar bastante nas vias”.
Mudanças aprovadas
O empresário Francisco Vilarindo circula bastante pela região e acredita que as alterações terão um impacto positivo. “Sem sombra de dúvida, vai melhorar. A gente que tem noção de trânsito vê que um projeto desse vem ao encontro da necessidade dessa região, porque essa via tem grande movimento nos fins de semana por causa da feira e essa sinalização vai dar mais condições de tráfego para a população”, comentou o empresário.
Há 15 anos, o comerciante Edinaldo Alves Guida presencia acidentes frequentes na região, por isso ele acredita que os sentidos únicos nas ruas e o novo semáforo vão mudar essa realidade.
“Vai melhorar muito para a gente, principalmente sobre os acidentes. Nessa esquina aqui é muito difícil passar uma semana sem acidente, porque é tudo dois sentidos. E acredito que vai melhorar muito, inclusive, para o nosso caminhão que faz a descarga das mercadorias, porque várias vezes ele foi fechado e não conseguia sair. Quem usa bastante as ruas aqui vai aprovar essa solução”, afirmou o comerciante.
O que muda
A Rua Fortaleza, entre as ruas Quatorze e Mato Grosso, será mão única sentido BR-153. Já o trecho da Rua Mato Grosso, entre as ruas Fortaleza e Onze, também terá sentido único em direção à Avenida Santos Dumont.
A Rua Onze, no trecho entre a Avenida Bernardo Sayão e Rua K, será mão única sentido Avenida Cônego João Lima. E a Rua W12, entre a Rua Colinas e Avenida Bernardo Sayão, passará a ter sentido único em direção à Avenida Bernardo Sayão.
E no novo ponto de semáforo, na esquina da Rua Mato Grosso com a Avenida Cônego João Lima, fica proibida a conversão à esquerda na Rua Mato Grosso para quem segue na Avenida Cônego João Lima sentido BR-153.
Outra implementação na região é a chamada Onda Verde nos semáforos da Avenida Cônego João Lima, no Entroncamento, que serão sincronizados para garantir mais fluidez ao trânsito.
“Muitos motoristas que estão vindo pela BR-153 entram na Avenida Bernardo Sayão com muita velocidade e encontra um fluxo grande de caminhões, que carregam e descarregam mercadorias na região ou ficam parados nas oficinas mecânicas e borracharias. Tudo isso interfere na visibilidade dos motoristas. Então essas mudanças têm o objetivo de melhorar esse cenário”, concluiu a agente em Educação no Trânsito da ASTT.