DestaqueEstado

Motorista do caminhão que matou 12 pessoas de Almas em acidente é preso por homicídio culposo e lesão corporal; saiba os nomes das vítimas

O motorista do caminhão envolvido no acidente entre Almas, cujo nome não foi divulgado, foi preso nesta quinta-feira, 26, após ser autuado em flagrante pelo homicídio culposo de 12 pessoas e lesão corporal contra outras duas vítimas. Ele foi encaminhado para a Cadeia Pública de Natividade.

De acordo com a SSP, o motorista foi localizado no final da manhã desta quinta-feira pelas equipes da 98ª DP de Natividade e da 101ª DP de Dianópolis, em uma residência em que aguardava seu advogado.

CORPOS LIBERADOS

Quanto aos corpos das 12 vítimas do acidente, a SSP-TO disse que as equipes de legistas, agentes de necropsia e papiloscopistas, que participaram da força-tarefa de identificação dos corpos, concluíram os exames por volta das 13 horas. Todos os corpos já foram liberados para seus familiares.

Os exames foram realizados no Núcleo de Medicina Legal de Natividade, com o apoio das equipes de Porto Nacional, Gurupi e Palmas.

Quanto às possíveis causas do acidente, a SSP-TO não deu detalhes e apenas afirmou que a perícia oficial do Estado esteve no local do acidente para levantamento dos vestígios relacionados à tragédia.

ENTENDA

O grave acidente entre uma van da Secretaria de Saúde de Almas e um caminhão ocorreu por volta das 20h40 dessa quarta-feira, 25, matando 12 pessoas na TO-280, próximo a Natividade. Eram pacientes que voltavam de atendimento médico em Palmas. A Prefeitura de Almas decretou luto oficial de três dias e informou que morreram quatro homens, sete mulheres e um bebê no local do acidente.

Também de acordo com a nota, outros dois pacientes homens foram socorridos e encaminhados aos Hospitais de Natividade e Porto Nacional, e passam por atendimento médico.

O governador Wanderlei Barbosa também decretou luto de três dias no Estado.

AS VÍTIMAS

Algumas vítimas em foto-montagem que circula nas redes sociais

Conforme o G1, entre as vítimas fatais estão três pessoas da mesma família, quilombolas, uma professora e servidores públicos de Almas.

Os nomes informados pela prefeitura são:

  • Deliana Rodrigues dos Santos, 29 anos
  • Lucilene Ferreira Folha, 55 anos
  • Jailma Ramalho Costa, 20 anos
  • Antonia Fernandes Crisostomo, 58 anos
  • Emilena Pinto de Oliveira, 37 anos
  • Luciano Antônio de Almeida, 53 anos
  • Marcilene Aparecida de Andrade, 56 anos
  • Joaquim Pereira Valadares, 65 anos
  • Wesler Ferreira Folha, 31 anos
  • Jordana Guedes Dias, 21 anos
  • Rute Guedes Dias, bebê de 4 meses
  • João Batista de Oliveira, 68 anos

VELÓRIOS

A Prefeitura de Almas informou que os corpos das vítimas chegarão ao município a partir das 18 horas desta quinta-feira e que os velórios serão realizados seguindo a vontade dos familiares.

Portanto, os corpos de Deliana Rodrigues dos Santos, Antônia Fernandes Crisostomo, Emilena Pinto de Oliveira, Joaquim Pereira Valadares e João Batista de Oliveira serão recebidos inicialmente na Paróquia de São Miguel (sendo posteriormente encaminhados para serem velados em suas residências).

Os corpos de Lucilene Ferreira Folha e Wesley Ferreira Folha serão velados em sua residência, atrás do Colégio Estadual Dr Abner Araújo Pacini, no setor Oeste.

Já os corpos de Rute Elisa Guedes e Jordana Guedes Dias serão velados na residência da família, no setor Norte, em seguida serão levadas para a Igreja Assembleia de Deus (Madureira).

O corpo de Marcilene Aparecida de Andrade já foi velado na residência do senhor Valdo da Serra Negra e às 16 horas trasladado para Goiânia (GO), enquanto o corpo de Jailma Ramalho Costa seguirá para Belém (PA).

Já o corpo do motorista da van Luciano Antônio de Almeida será velado em sua residência, na Praça Salviano Barbosa, próximo ao Mercado M. Cardoso.

Os pacientes sobreviventes Aristides Curcino dos Santos (68 anos) e Suel Martins de Oliveira (36 anos) continuam internados no Hospital de Porto Nacional, com quadro estável. O governador Wanderlei Barbosa é esperado na cidade a partir das 19 horas.

Os sepultamentos estão previstos para acontecer nesta sexta-feira, 27, em horários a serem confirmados posteriormente (exceto os corpos das vítimas que serão trasladados para outros estados).

NOTAS DE PESAR

A Prefeitura de Almas, decreta luto oficial por três dias no âmbito municipal, em decorrência ao trágico acidente ocorrido na noite desta quarta-feira, 25 de janeiro, por volta das 20h, na rodovia TO 280, próximo ao município de Natividade, envolvendo o veículo oficial Van da Secretaria Municipal de Saúde do nosso município, que fazia o transporte de pacientes almenses para a realização de exames e consultas médicas em Palmas. O acidente aconteceu quando o veículo concluía o trajeto de volta para Almas.

Lamentavelmente morreram: 04 homens, 07 mulheres e um bebê no local do acidente. Outros dois pacientes do sexo masculino, foram socorridos e encaminhados aos Hospitais de Natividade e Porto Nacional (ambos passam por atendimento médico).

A Prefeitura deslocou equipes da gestão municipal para o local do acidente, bem como para acompanhar a liberação dos corpos no Instituto Médico Legal (IML) de Natividade, oferecendo todo suporte e apoio necessários aos familiares das vítimas, assim como para os pacientes que estão hospitalizados.

Esclarecemos que os corpos das vítimas permanecem no IML de Natividade, aguardando realização de exames para serem liberados para o serviço funerário e, assim que ocorram as liberações, informaremos o horário dos velórios e sepultamentos.

Lamentamos profundamente essa tragédia que vitimou 12 cidadãos do nosso município. O prefeito Waguinho, vice-prefeito Neri e secretário municipal de saúde, Jurimar Trindade, estão acompanhando pessoalmente toda situação, se solidarizam com os familiares das vítimas, colocando-se à disposição de todos.

Pedimos que neste momento de dor e em respeito às famílias das vítimas, para que não sejam compartilhadas imagens com exposição dos corpos, lembrando que tal atitude, configura em crime especificado no artigo 212 do Código Penal Brasileiro, com previsão de detenção de um a três anos e pagamento de multa.

Que Deus traga conforto para todos os almenses neste momento de tamanha dor.

Almas, Tocantins 26 de Janeiro de 2023.


Ao tomar conhecimento, da tragédia envolvendo a van de passageiros que retornavam de Palmas para a cidade de Almas, na noite desta quarta-feira, 25, determinei, de forma imediata, deslocamento das equipes do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Civil, Secretaria da Saúde e Setas, bem como todo o aparato estadual necessário para prestar socorro às vítimas e assistência às famílias que perderam seus entes queridos.

Neste momento de dor e consternação me enluto com a população de Almas e do Tocantins, em especial àqueles que perderam os seus familiares e amigos.

Ainda nesta quinta-feira, 26, estarei pessoalmente na cidade de Almas para prestar solidariedade às famílias e amigos das vítimas e acompanhar o trabalho de nossas equipes.

Decreto a partir desta quinta-feira, 26, luto oficial de três dias em todo o Estado do Tocantins.

Wanderlei Barbosa
Governador do Estado do Tocantins


A Associação Tocantinense de Municípios (ATM), em nome do presidente Diogo Borges, lamenta com profundo pesar o trágico falecimento de 12 munícipes de Almas, ocorridos na noite desta quarta-feira, 25, na TO 280, próximo ao município de Natividade, em decorrência de acidente de trânsito envolvendo uma Van de transporte de pacientes e um carreta.

Diante desta tragédia, a ATM se solidariza com os familiares e amigos das vítimas, bem como com a população e gestores locais, na pessoa do prefeito de Almas, Waguinho, todos consternados e desolados diante deste triste episódio. A Van do município de Almas transportava pacientes que vieram à capital Palmas, em busca de atendimento e serviços de Saúde.

Neste momento, rogamos a Deus em sua infinita bondade e misericórdia, para que possa acalmar e consolar corações e mentes de amigos e familiares neste momento de imensa dor.

Diogo Borges
Presidente


Recebi com profunda tristeza a notícia do acidente ocorrido nesta quinta-feira, 26, na TO-080 próximo a Natividade, que vitimou 12 moradores de Almas.

É um luto coletivo, são histórias de vidas interrompidas, entre elas a de um bebê. A todas as famílias enlutadas, ao prefeito Waguinho e toda a comunidade almense a minha solidariedade, o meu abraço e o meu pesar. Que Deus conforte os vossos corações.

Cinthia Ribeiro
Prefeita de Palmas


Consternada com acidente entre a van da Saúde de Almas e um caminhão que deixou pessoas 12 mortas na TO-280, ainda na noite dessa quarta, 25 de janeiro, me solidarizo com todas as famílias das vítimas de Almas. Que Deus na sua infinita bondade dê o conforto necessário aos familiares e amigos nesse momento de dor e aflição.

Aos que foram socorridos com vida e que permanecem nos Hospitais de Natividade e Porto Nacional desejo uma boa recuperação. Que Deus abençoe a cada um. Ao prefeito e amigo Waguinho, vice-prefeito Neri e secretário municipal de saúde, Jurimar Trindade, que estão dando total suporte às famílias me coloco à disposição. Todo o meu carinho aos almenses, município que tenho muitos amigos. Sinto muito.

Professora Dorinha
Deputada Federal e Senadora Eleita


A secretária dos Povos Originários e Tradicionais do Estado do Tocantins, Narubia Werreria, lamenta a morte dos dois quilombolas, Antônia Fernandes Crisóstomo e Joaquim Pereira Valadares, moradores da Comunidade Poço Danta, localizada na cidade de Almas, como também se entristece pelas demais vítimas do acidente ocorrido com a van da prefeitura de Almas-TO, na noite desta quarta-feira, dia 25.

Neste momento de dor e muitas perdas me solidarizo com familiares, amigos e todos os moradores do município que estão abalados pela tragédia, minha solidariedade ao prefeito Waguinho por enfrentar tamanha perda e pelo abalo emocional que toma todos os tocantinenses.

Atenciosamente,

Narubia Werreria
Secretária dos Povos Originários e Tradicionais do Estado do Tocantins


É com profunda tristeza que venho a público prestar toda a minha solidariedade às famílias de Almas que perderam seus entes queridos, neste trágico acidente que vitimou 12 moradores do município, o qual tenho imenso carinho.

Estou devastada com este ocorrido e extremamente triste. Junto-me aos demais tocantinenses neste momento de dor indescritível e me uno a todos que choram essas vidas.

Peço a Deus que as acolham em sua Morada Eterna e, principalmente, possa dar consolo às famílias enlutadas.

Meus pensamentos e orações estão com todos, e me coloco à disposição do prefeito Waguinho nesta hora tão pesarosa para todos nós.

Sigam todos na paz da Misericórdia divina.

Dulce Miranda
Deputada Federal


Nosso Estado acordou hoje com a triste notícia de que 12 tocantinenses do município de Almas perderam a vida em um grave acidente nesta quarta-feira, 25.  Neste momento de dor, rogamos a Deus que console as famílias das vítimas e restabeleça a saúde de Suel e Aristides, os dois sobreviventes, que estão internados e encontram-se estáveis. Também nos colocamos à disposição das autoridades do município para contribuir no que for possível e solidarizamos com toda comunidade.

Os tocantinenses se unem em oração pelos almenses.

Meu fraterno abraço,

Vicentinho Júnior
Deputado Federal



Meu pesar e minha profunda solidariedade aos familiares das vítimas envolvidas na tragédia do acidente, ocorrido entre as cidades de Almas e Natividade, que lamentavelmente levou a morte de 10 adultos e duas crianças, após uma colisão entre um caminhão e uma Van da Saúde do município de Almas.

O Tocantins está em luto e minhas orações estão com as famílias de Almas. Neste momento de sofrimento me uno a dor destas famílias e da população da nossa querida cidade de Almas. Rogamos a Deus que conforte o coração de todos que sofrem pelas perdas e que restabeleça a saúde dos feridos.

Me coloco à disposição para contribuir com o que for necessário.

Valdemar Júnior
Deputado Estadual


Com imenso pesar o Tocantins lamenta o trágico acidente ocorrido na noite desta quarta-feira, na rodovia que liga a cidade de Almas a Natividade, no Estado do Tocantins.

Foram 12 vidas almenses interrompidas prematuramente, deixando um grande vazio em seus familiares, amigos e toda a cidade.

Neste momento de perda e dor me solidarizo com as famílias,amigos e cidadãos de Almas por seu luto.

Também rogo a Deus para que os que partiram para a vida eterna recebam o descanso justo.

Ivory de Lira
Deputado Estadual


Consternados recebemos a notícia do falecimento de 14 pessoas, envolvidas em um grave acidente ocorrido na noite desta quarta-feira, 25, no trecho da TO-080, entre as cidades de Almas e Natividade.

Diante desta tragédia, nos solidarizamos com todos os familiares das vítimas, e emitimos o nosso profundo pesar. Que Deus possa consolar todos os entes queridos que passam por esta situação.

Palmas-TO, 25 de janeiro de 2023

Moisemar Marinho
Deputado Estadual



Foi com grande pesar que a Câmara Municipal de Araguaína recebeu a notícia do trágico acidente que aconteceu entre as cidades de Almas e Natividade, onde 12 pessoas morreram.

O acidente foi registrado na noite desta quarta-feira (25) e envolveu uma van e um caminhão. A van pertence à Secretaria Municipal de Saúde de Almas e retornava de Palmas com 14 pacientes. Entre as vítimas fatais estão quatro homens, sete mulheres e um bebê.

A Câmara de Araguaína manifesta os sentimentos e roga a Deus que conforte os corações dos familiares e amigos neste momento de tamanha dor.

Marcos Duarte
Presidente da Câmara Municipal de Araguaína




NOTA DE PESAR – TRAGÉDIA ENVOLVENDO MORADORES DE ALMAS

A Prefeitura de Araguaína se solidariza às famílias e amigos das 12 vítimas da tragédia ocorrida na noite de ontem, dia 25, com pacientes e servidores públicos da Prefeitura de Almas.

Neste momento de dor, tristeza e consternação diante da maior tragédia já registrada nas rodovias do nosso Tocantins, manifestamos nossos profundos sentimentos ao prefeito Wagner Nepomuceno (Waguinho) e a todos, decretando ainda, luto oficial em sinal de pesar.

Nossos sinceros sentimentos, rogamos a Deus, em sua infinita misericórdia, que possa confortá-los.

Wagner Rodrigues
Prefeito de Araguaína


NOTA DE PESAR

É com profundo pesar que lamentamos o trágico acidente, ocorrido na noite desta quarta-feira, 25, que ocasionou a morte de 12 pessoas. As vítimas, moradoras do município de Almas, retornavam, em uma van, de um atendimento médico realizado em Palmas, quando o veículo colidiu com um caminhão na TO-280.

O Conselho Deliberativo e a Diretoria Executiva do Sebrae se solidarizam com as famílias enlutadas e expressam condolências e votos de consolo e paz.

Pedimos à família Sebrae que esteja em oração para que Deus traga conforto aos familiares das vítimas neste momento de dor.

Paulo  Carneiro – Presidente do Conselho do Sebrae
Rérison Antônio – Superintendente do Sebrae
Rogério Ramos – Diretor Técnico
Jarbas Meurer – Diretor de Administração e Finanças


Nota de pesar pelas famílias de Almas

O Tocantins está de luto pelas famílias de Almas que perderam seus entes queridos no trágico acidente na TO-280, nosso sentimento é de profundo pesar e consternação.

Temos uma estreita ligação com município de Almas e sua população, o que torna o momento ainda mais difícil.

Peço a Deus que conforte os corações das famílias enlutadas e que receba os que partiram em seus braços.

“O Senhor é refúgio para os oprimidos, uma torre segura na hora da adversidade.”

Salmos 9:9

Deputado Antonio Andrade – Presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins e família



Consternado com a tragédia ocorrida no município de Almas na noite desta quarta-feira, que deixou 12 vítimas fatais, o Ministério Público do Tocantins (MPTO) manifesta pesar e solidariedade aos familiares e amigos das vítimas, à comunidade almense e, extensivamente, a todos os cidadãos do Tocantins, enlutados por um dos maiores desastres automobilísticos da História do Estado.

Estamos todos irmanados na solidariedade e na dor causada por esta tragédia.

Ministério Público do Estado do Tocantins


Com profundo pesar, recebi a notícia do grave acidente na TO-280, entre os municípios de Almas e Natividade, ocorrido na noite dessa quarta-feira, 25, que deixou 12 vítimas fatais, dentre elas Jailma Ramalho Costa, estudante do Curso Técnico de Zootecnia do Colégio Agropecuário de Almas; Jordana Guedes, Deliana Rodrigues, alunas egressas do Colégio Estadual Dr. Abner Araújo Pacini; Lucilene Folha e Marcilene Aparecida, profissionais com atuação na rede estadual de ensino.

Neste momento de dor, em que a população do município de Almas se encontra enlutada, solidarizo-me com todos aqueles que sofrem com essas perdas irreparáveis. Rogo a Deus, pedindo que Ele, com sua infinita bondade e misericórdia, receba em seus braços cada um desses seus filhos que partiram tão precocemente, e console os corações de todos que sofrem neste momento.

Fábio Vaz

Secretário de Estado da Educação



Fonte: Portal Cleber Toledo