Amastha anuncia 16 nomes que vão compor pastas na administração da Capital; Valdemar Júnior, do PSD, está entre escolhidos
O prefeito eleito de Palmas, Carlos Amastha (PP), anunciou na manhã desta segunda-feira, 31, os nomes da maioria dos integrantes de sua equipe de governo. O anúncio foi realizado durante entrevista coletiva na Pousada dos Girassóis 2, na Capital. Conforme divulgado, a estrutura contará com 14 secretarias, além de fundações e uma secretaria extraordinária. Em seu pronunciamento, o prefeito afirmou que ninguém de sua família fará parte da prefeitura.
O primeiro nome anunciado foi o da secretária de Desenvolvimento Social, que foi escolhida pela primeira-dama, Glô Amastha. Maria Luiza Ferizola Gomes ocupará o cargo. Graduada em Direito, ela foi procuradora em Sergipe. Ao discursar, Glô disse que sua escolha se deu pelo fato de Maria Luiza ser “equilibrada, ativa, pragmática, objetiva e sensível”.
A primeira-dama afirmou ainda que qualquer secretário que cometa atos ilegais no cargo será denunciado ao Ministério Público Estadual (MPE). “A nossa palavra de ordem será o bom senso. Vamos tentar fazer o melhor do melhor”, disse.
Criada para a gestão Amastha, a Secretaria de Transparência e Controle Interno será comandada por João Lira Braga Júnior que, conforme anunciado, tem “ampla experiência em órgãos fiscalizadores”, como Defensoria e MPE. O prefeito eleito enfatizou que não houve indicação política para as pastas de Desenvolvimento Social e Transparência.
Para a Secretaria de Planejamento e Gestão foi confirmado o nome de Adir Cardoso Gentil. Ele participou da campanha do pepista à prefeitura e coordenou a equipe de transição após a vitória.
Já a Secretaria de Habitação, ficará sob o comando de Aleandro Lacerda. Ele já foi secretário de Habitação do Tocantins, na gestão de Marcelo Miranda (PMDB). Ao anunciar Lacerda para o cargo, o prefeito disse que este o surpreendeu com o conhecimento que possui sobre habitação durante visitas ao Ministério as Cidades. Aleandro lacerda agradeceu e disse: “Tenho o princípio de honrar a oportunidade”.
Para a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Ciência e Tecnologia foi confirmado Luiz Carlos Borges da Silveira, ex-secretário de Ciência e Tecnologia do governo de Siqueira Campos (PSDB). Silveira não compareceu à coletiva de anúncio.
A presença de Silveira no primeiro escalão do governo de Amastha vinha sendo cotado desde que foi exonerado do cargo estadual logo após a vitória de Amastha, em outubro. Na época, a amizade entre ele e o prefeito eleito foi apontada como possível razão da exoneração. O nome dele para o cargo na gestão municipal já havia sido adiantado pelo próprio prefeito, na diplomação dos eleitos, dia 17.
A Secretaria de Finanças, por sua vez, ficará sob o comando de Cláudio Araújo Schüller. Segundo anunciado, ele é pós-graduado e possui experiência em contabilidade. “Foco na administração enxuta”, disse o futuro secretário. Também recém-criada, a Secretaria Extraordinária de Inclusão Social ficará a cargo de José Mamédio de Oliveira.
Como Procurador Geral do Município foi confirmado José Roberto Torres Gomes. Irmão do deputado federal tucano Eduardo Gomes (PSDB), José Roberto foi convidado por Amastha para ocupar o cargo ainda em outubro, logo após a vitória. O procurador de Contas, ele aceitou o convite e até publicou artigo apontado as razões da sua decisão.
O Instituto de Planejamento de Palmas, que também será criado, terá como presidente Luiz Masaru Hayakawa. Este também não esteve presente no ato de anúncio.
Conforme adiantado pelo blog CT, para o cargo de secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Amastha anunciou Marcílio Guilherme Ávila. “Temos uma pasta sensível. Vou dar o melhor de mim. Pode contar comigo”, disse o secretário.
No início deste mês, o blog CT havia adiantado o nome de Ávila como cotado para a pasta. Ele foi presidente da Câmara de Vereadores de Florianópolis no período de janeiro de 2003 a dezembro de 2004 e também presidente da Santa Catarina Turismo (Santur). Em 2007, Marcílio foi um dos vereadores acusados de suposto envolvimento na Operação Moeda Verde, da Polícia Federal (PF), que investigou a existência de um esquema de negociações ambientais. Nele, existia o esquema de venda de leis e atos administrativos de conteúdo ambiental e urbanístico para a construção de grandes empreendimentos em áreas de proteção do Estado. Marcílio chegou a ser cassado, mas conseguiu, na Justiça, a absolvição do caso.
Por sua vez, a secretária de Educação será a irmã do deputado estadual Wanderlei Barbosa (PEN) Maria Berenice Barbosa. “A missão é grande e o desafio, maior ainda”, disse.
Outra pasta criada nesta gestão é a Secretaria de Comunicação. Para o cargo, foi confirmada a jornalista Raquel Oliveira, assessora de comunicação de Amastha antes, durante e depois do pleito de outubro. Para a Secretaria de Governo e Relações institucionais foi confirmado o nome de Tiago Andrino.
O vereador Valdemar Júnior (PSD) foi anunciado secretário do Meio Ambiente e Urbanismo. Amastha disse que a escolha de Valdemar, mesmo sendo do PSD, foi motivada por “sua competência e por ele ser da base de apoio da presidente Dilma Rousseff (PT)”.
O médico Walter Balestra, candidato a vereador em outubro pelo PCdoB, foi anunciado secretário de saúde. Para Amastha, “esta pasta é a mais problemática e deverá ser muito assistida para que possa melhorar”. Balestra afirmou que a estrutura física é boa , mas que o município deve melhorar a comunicação entre hospital e paciente.
A Fundação Cultural ficou a cargo do médico residente, produtor e compositor Luiz Teixeira. O prefeito eleito também anunciou a criação da Agência de Turismo, que ficará sob a responsabilidade do advogado Cristiano Rodrigue. Segundo Amastha, a Agencia foi criada para que Palmas possa ter mais acesso a benefícios federais. Por sua vez, para a Fundação do Esporte, Amastha nomeou o tenente militar Cleiton Alen.
O prefeito ainda não definiu quem vai ocupar os cargos de subprefeito, presidente da Fundação de Ciência e Tecnologia, secretário da Agricultura, presidente do Instituto de Previdência Social e secretário de Segurança Pública, Transito e Transporte.
Confira a relação de pastas e nomes que vão comandá-las:
Secretaria de Planejamento e Gestão – Adir Cardoso Gentil Secretaria de Habitação- Aleandro Lacerda Gonçalves Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Ciência e Tecnologia – Borges da Silveira Secretaria de Finanças – Cláudio de Araújo Schüller Secretaria de Transparência e Controle Interno – João Lira Braga Jr Secretaria Extraordinária da Inclusão Social – José Mamédio Oliveira Procuradoria Geral do Município – José Roberto Torres Gomes Instituto de Planejamento Urbano de Palmas (IPUP) – Luís Masaru Hayakawa Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos- Marcílio Ávila Secretaria da Educação – Maria Berenice Barbosa Secretaria do Desenvolvimento Social- Maria Luiza Felizola Gomes Secretaria da Comunicação – Raquel Oliveira Secretaria de Governo e Relações Institucionais – Tiago Andrino Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo- Valdemar Junior Secretaria da Saúde – Walter Balestra Fundação de Cultura – Luís Teixeira Fundação do Esporte – Cleyton Alen Agência de Turismo- Cristiano Rodrigues Não anunciados |
(PortalCT)