DestaqueEstado

Wanderlei destaca reforço na segurança, anúncio de concursos e várias ações no 1º mês de 2023

O governador Wanderlei Barbosa iniciou sua nova gestão (2023-2026) buscando aproximação com o Governo Federal em defesa das demandas do Tocantins e dos anseios da população.

O gestor também criou as Secretarias de Estado da Mulher e dos Povos Originários, voltadas para atenção e acompanhamento de ações e políticas públicas de atendimento ao público feminino e aos povos indígenas e quilombolas do Tocantins.

Ainda no âmbito administrativo, Wanderlei fez adequações na estrutura de governo com a criação da Secretaria de Estado da Pesca e Aquicultura. A pasta tem como atribuição executar ações governamentais para o fomento de pesquisas e atividades produtivas e de comercialização relacionadas à pesca e à aquicultura, abrangendo a experimentação, a produção, a armazenagem e a comercialização de produtos da atividade pesqueira, que tem amplo potencial de expansão no Tocantins.

Novo efetivo da PM e concursos

No dia 19 de janeiro, a Polícia Militar (PM/TO) realizou a formatura de 958 servidores da segurança pública, soldados que agora estão atuando nos 139 municípios do Tocantins.

Formatura de alunos-soldados da PM

Na solenidade, o governador Wanderlei Barbosa anunciou a realização de um novo concurso com previsão de 600 novas vagas para o efetivo da Polícia Militar e a criação de novas cinco Unidades da Polícia Militar (UPMs), sendo os Batalhões de Dianópolis, Arraias e Taguatinga na região sudeste; e as Companhias Independentes em Xambioá, Luzimangues e Alvorada.

O nosso compromisso é cuidar das pessoas e investir nos três pilares de estrutura das forças de segurança que são o efetivo, a infraestrutura e a formação que integram a proposta de estabelecer um estado seguro. Essa é mais uma ação para garantir o Tocantins com segurança para viver e também para quem quer investir no estado”, disse Wanderlei Barbosa.

Ainda na área de segurança pública, o governador esteve na 2ª Companhia do Batalhão Ambiental de Araguaína para inaugurar e visitar a unidade revitalizada. No evento realizado pela Polícia Militar, pelo Tribunal de Justiça e pelo Juizado Especial Criminal e Cível do município, também foram entregues equipamentos operacionais para monitoramento e atuação dos servidores, bem como para a infraestrutura da unidade da Polícia Militar especializada.

Também foram entregues na Secretaria de Estado da Segurança Pública, no último dia 26, equipamentos de tecnologia e informática para prover o aparelhamento das forças de segurança. A destinação dos itens foi realizada para a Polícia Civil, a Polícia Científica, o Corpo de Bombeiros Militar e as Delegacias de Atendimento à Vulneráveis do Estado.

Na área de concursos, a Agência de Fomento publicou portaria que dispõe sobre a criação da Comissão de Coordenação do primeiro concurso público da autarquia.

A referida comissão tem a missão de organizar, operacionalizar, acompanhar e fiscalizar todas as fases do certame. O edital deve ser lançado provavelmente no mês de maio após contratação de empresa responsável. A aplicação das provas deve ocorrer no mês de agosto deste ano.

Logística e habitação

No Palácio do Planalto, em Brasília (DF), o governador Wanderlei Barbosa participou da primeira reunião realizada pelo presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, com os governadores dos 26 estados da Federação e do Distrito Federal.

No encontro, que ocorreu no dia 27 de janeiro, Wanderlei apresentou como principais demandas do Governo do Tocantins junto ao Governo Federal a realização de obras de infraestrutura logística e de integração nacional; e a ampliação de investimentos no programa de habitação para atender à população tocantinense.

Atenção à saúde

Na área da Saúde, o governador anunciou a aquisição do terreno para a construção do Hospital da Mulher e Maternidade Dona Regina (HMDR), em Palmas.

A doação do terreno à Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) para construção do HMDR, obra que integra o plano de governo de Wanderlei Barbosa, foi publicada no Decreto n° 6.550/2022, do Diário Oficial do Estado n° 6.259, no dia 27 de janeiro.

O chefe do Executivo também esteve em reunião com a comissão de servidores e profissionais do Hospital Dona Regina para atender demandas da unidade. Após a reunião com os servidores e os profissionais da saúde no Hospital Dona Regina, Wanderlei Barbosa determinou providências relacionadas ao atendimento imediato, considerando questões de regulação de materiais e insumos necessários para os procedimentos médicos. A orientação do Governador é que a SES-TO acompanhe as unidades de saúde e a contratação de profissionais médicos, visando à qualidade de atendimento e ao bem-estar da população.

Em Araguaína, no dia 25 de janeiro, Wanderlei Barbosa realizou visita técnica para acompanhar a execução das obras do Hospital Geral de Araguaína (HGA), unidade estratégica para a descentralização do atendimento à saúde do estado.

Wanderlei em visita técnica para acompanhar a execução das obras do Hospital Geral de Araguaína (HGA)

Educação e parcerias 

O processo de educação e aprendizagem, realizado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), também recebeu apoio e reforço no período de preparação para retorno às aulas. Equipamentos foram entregues para atender ações do Projeto TO Ligado e direcionados a 31 escolas da rede estadual e 17 escolas da rede municipal.

Na diretriz de modernização tecnológica da rede de ensino, foram repassados 305 computadores de mesa para 74 unidades de ensino da rede estadual que integram a Delegacia Regional de Ensino de Araguaína. Os equipamentos vão proporcionar um melhor atendimento e prestação de serviço às comunidades escolares nas áreas administrativas das unidades de ensino.

Já finalizando o mês, a Secretaria de Parcerias e Investimentos (SPI) apresentou, durante reunião ordinária do Conselho de Parcerias e Investimentos do Estado do Tocantins (CPPI-Tocantins), avanços do cronograma do projeto de implantação da Loteria Estadual.

No encontro, foram pontuados os próximos passos autorizando a fase de diálogo público. A expectativa é de que, nas próximas semanas, a minuta do edital de licitação seja disponibilizada para consulta pública.

Wanderlei Barbosa também se reuniu com gestores da BRK Ambiental para avaliar o plano estratégico em saneamento básico para as cidades tocantinenses atendidas pela empresa. Os investimentos previstos chegam a R$ 1,6 bilhão para os próximos cinco anos. Ao todo, 47 cidades do estado são atendidas pela BRK Ambiental, que realiza abastecimento de água e tratamento de esgoto sanitário.

Fonte: AF Noticias