Garoto de 12 anos passa em concurso público no Tocantins e surpreende amigos e familiares
O pequeno Fillipe Emmanuel Fernandes Mendes, de apenas 12 anos, estuda na Escola de Tempo Integral Padre Josimo, em Palmas, e tem uma rotina normal para um garoto da sua idade, mas para por aqui. Ele foi aprovado em um concurso público, em 19º lugar, após superar mais de 200 candidatos.
A aprovação de Fillipe Emmanuel foi no concurso realizado pela Prefeitura de Cariri do Tocantins, no sul do Estado, para o cargo de auxiliar de serviços gerais (ASG). Orgulhoso, o pai Jonatam Mendes disse que incentivou o filho a se inscrever no certame para começar a se habituar com provas de concurso, e ficou surpreso com o resultado.
“Ele tem uma rotina normal. Estuda em escola integral. Mas pela capacidade ímpar de se comunicar, expressar ideias e seu bom desempenho na escola, embora tenha tido dificuldades ao mudarmos do interior para a capital, onde se exige um pouco mais, resolvi colocá-lo para fazer o concurso”, conta o pai, que também foi aprovado no mesmo certame, em 3º lugar para professor.
Inicialmente, o estudante não se convenceu da ideia de fazer o concurso e questionou o pai, pois não teria idade para tomar posse, caso fosse aprovado. “Admiro nele essa criticidade. Eu disse a ele que seria interessante pra ir pegando a prática, posto que já sou servidor público concursado e com histórico de aprovação em vários concursos. Inclusive, minha mãe se aposentou como professora efetiva. Meus três irmãos são servidores concursados também. Então, é algo de família”, explicou Jonatam.
Fillipe Emmanuel tem um grande incentivo, tanto do pai, quanto da mãe, para que possa ir ainda mais longe. “Uma vez que é jovem, tem acesso à informação, recursos, escola e conhecimentos que não tivemos. Então, deve aproveitar todas as oportunidades e seu potencial”, completou.
“Ele gosta de jogos e de estudar. Muito comunicativo e autêntico. Pessoas adultas ficam admiradas com a capacidade de conversação dele. Quero investir o máximo nele”, destacou o pai otimista.
O resultado do concurso público de Cariri do Tocantins pode ser conferido neste link.
FUTURO
Jonatam disse que este foi apenas o primeiro concurso da vida de Filipe e faz planos para o futuro. “Quero que aos 14 ou 16 anos ele já tenha condições de ir pra Escola de Cadetes do Ar ou tomar posse em algum concurso uma vez que emancipado pelos pais o mesmo tem certa autonomia civil”, disse.
O pai também o incentiva a acompanhar o canal de Caio Temponi, um adolescente que mora em Fortaleza (CE) e já foi aprovado em várias escolas, no ITA, universidades, dentre vestibulares para Direito e Medicina.
SEGUINDO OS PASSOS DO PAI
Fellipe Emmanuel tem em casa o pai como exemplo a seguir. Jonatam é concursado em uma empresa de economia mista federal. Também é professor de Geografia e pedagogo, bem como como técnico em RH e radialista de formação.
“Entendo o concurso como forma de ter autonomia, estabilidade e melhoria das condições de vida. Fui o primeiro a ser aprovado em concurso na minha família, bem como o primeiro a frequentar curso superior na UFT. Depois disso, meus irmãos maternos todos se efetivaram via concurso, bem como outros jovens de minha cidade ingressaram na UFT e IFTO”, conta o pai.
“Fui o primeiro morador da casa do estudante do Tocantins em Porto Nacional”, finalizou o pai, muito emocionado e orgulhoso pelos passos do filho.