Obras para evitar alagamentos na Marginal Neblina vão beneficiar três setores de Araguaína
O prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues, se reuniu com os moradores dos setores Alaska, Jardim América e Dona Nélcia para orientar a comunidade sobre as obras que serão iniciadas ainda neste mês de fevereiro na região às margens da Avenida Marginal Neblina.
Os bairros ganharão, ainda neste primeiro semestre de 2023, quase dois mil metros de sistema de drenagem para receber a água da chuva e 13 mil metros quadrados de pavimentação nas ruas que ainda não estão asfaltadas, além do recapeamento das demais ruas com asfalto danificado.
As obras fazem parte do Projeto de Saneamento Integrado Águas de Araguaína com financiamento da prefeitura junto ao Banco de Desenvolvimento da América Latina – CAF, que inclui a construção da Via Norte, bacias de detenção da água das chuvas e recuperação do leito de diversos córregos que cortam a cidade.
O objetivo do projeto é melhorar a mobilidade urbana, preservar nascentes, gerar oportunidades de empregos e trazer mais qualidade de vida à população, além de reduzir os riscos de inundações nas áreas.
Durante a reunião com os moradores dos dois bairros nesta quinta-feira (02), o prefeito Wagner Rodrigues destacou a importância dessas obras para toda a região.
“A ocupação urbana do loteamento Alaska teve início em 1977 e muito do crescimento dessa região se deu de forma não planejada e sem acesso a serviços básicos, como energia elétrica e infraestrutura. Nossa missão aqui é mudar a realidade da população que tem sofrido desde então com a falta de infraestrutura e transtorno com alagamentos. Vamos trazer qualidade de vida”, afirmou.
Junto da comunidade
Antes do início das obras, a Prefeitura de Araguaína enviou equipes aos bairros para fazer um levantamento da população e orientar a comunidade sobre as melhorias no local e possíveis interdições de ruas durante as obras. A previsão é de que mais de 500 domicílios e pontos comerciais sejam beneficiados com o investimento.
“Quando soube da reunião, eu fiquei muito satisfeita e fiz questão de participar. Desde a construção da Marginal Neblina, os moradores da região sofrem com problemas de alagamento e as ações da prefeitura têm sido muito rápidas e efetivas. Eu acredito que finalmente esse problema será resolvido“, comentou Arlete de Oliveira, moradora do setor Alaska.
Com o trabalho de infraestrutura na região, os moradores também poderão contar com a construção de calçadas acessíveis, utilizando piso intertravado. O projeto vai garantir a correção e nivelamento do nível de todas as calçadas, com a implantação de rampas para cadeirantes e piso tátil para deficientes visuais.