Hemocentro realiza cadastro de doadores de medula óssea em parceria com shopping da capital
A ação acontece no Capim Dourado Shopping nos dias 09, 10 e 11 de fevereiro
Em alusão ao fevereiro Laranja, mês de combate à leucemia, o Hemocentro de Palmas, em parceria com o Capim Dourado Shopping, inicia nesta quinta-feira, 09, uma ação de cadastro de doadores de medula óssea. Além de conscientização sobre um diagnóstico precoce deste tipo de câncer, o período também vai incentivar a doação de medula óssea. Desta vez, a ação no Capim Dourado será em frente ao coworking e segue até o sábado, 11. Nos dias 09 e 10 de fevereiro, as doações podem ser feitas de 13h às 22h. Já no sábado, 11, a doação segue das 10h às 14h.
Para doar sangue é preciso ter entre18 e 35 anos, estar em bom estado de saúde, não ter doença infecciosa transmissível pelo sangue (como HIV ou hepatite), não apresentar história de doença neoplásica (câncer) e hematológica ou autoimune (como lúpus eritematoso sistêmico e artrite reumatoide).
No momento do cadastro, é necessário que o futuro doador apresente um documento de identificação com foto, além disso, será coletada uma amostra de sangue para teste de compatibilidade. O resultado do exame será incluído no Registro Nacional de Medula Óssea (Redome).
Para a enfermeira responsável pela captação de doadores do hemocentro de Palmas, Robéria Fernandes, a ação é de extrema importância. “Além da captação, estaremos tirando dúvidas e orientando sobre a importância de ser um doador. Estamos otimistas com essa ação por acreditar que o shopping é um lugar por onde passam muitas pessoas, e teremos a chance de colher bons frutos”, disse.
“Nós acreditamos que um simples ato pode salvar muitas vidas. Gostaríamos de reforçar o convite a todos que visitarem o shopping durante esses dias, para que, se possível, tirem todas as dúvidas e realizem o cadastro”, comentou o superintendente do Capim Dourado Shopping, Diego Goés.
Fonte: Precisa Assessoria