TV aberta é hobby de 91% dos idosos no Brasil
Para não ficar sem sinal, os telespectadores precisam trocar a parabólica tradicional pela nova parabólica digital
O número de idosos no Brasil continua crescendo. De 2012 a 2020, houve aumento de 39% de pessoas na terceira idade. Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) de 2021, mais de 14% da população do País já passou dos 60 anos. O principal hobby desses brasileiros se mantém tradicional: assistir à TV.
Uma das companhias das pessoas da terceira idade tem sido a TV aberta. De acordo com levantamento da Kantar Media de 2022, 91% dos espectadores com mais de 60 anos consomem os canais tradicionais de televisão. A dona de casa Luzirene Rodrigues, que mora distrito de Taquaruçu, em Palmas, é o exemplo perfeito do que as pesquisas mostram. Para ela, a TV é uma grande companheira de longa data. Ele lembra que a primeira vez que assistiu televisão foi na década de 80, ainda em preto e branco. Naquele tempo, era preciso ir até a casa dos vizinhos para conseguir assistir, até que na década de 90 conseguiu comprar sua primeira TV. Desde então, ficou cada vez mais fã da telinha. Atualmente, passa cerca de cinco horas todos os dias com o televisor ligado.
“A TV é importante porque, por meio dos jornais, fico informada sobre o que está acontecendo na nossa região, no Brasil e também no mundo. Os jornais são o que eu mais gosto de assistir. Sempre que chega a noite, ligo a TV para ver as notícias e acontecimentos. E também gosto muito de assistir às novelas e aos programas do campo”, conta.
Para não ficar sem acompanhar os programas que tanto gosta, dona Luzierene teve sua nova parabólica digital instalada recentemente, já que o sinal da parabólica tradicional está prestes a ser desativado. Segundo ela, a experiência de assistir TV ficou ainda melhor com o novo equipamento.
“O som melhorou bastante e a imagem agora é bem limpinha. Com a parabólica antiga eu não conseguia assistir a todos os canais, nem mesmo aos que eu mais gostava. Agora, eu tenho acesso a canais variados”, diz. Para ela, a melhor parte foi não gastar nada para atualizar a parabólica.
Instalação gratuita
Dona Luzirene faz parte dos 1.370 beneficiários de programas sociais do Governo Federal que têm direito à instalação gratuita da nova parabólica digital. Os critérios para ter direito são: fazer parte de programas sociais do Governo Federal (CadÚnico) e ter a antena parabólica tradicional instalada e em funcionamento. Para saber se têm direito, os interessados precisam entrar em contato com a Central de Atendimento da Siga Antenado através do telefone 0800 729 2404 ou pelo site www.sigaantenado.com.br.
Criada por determinação da Anatel, a Siga Antenado é responsável por apoiar a população durante a migração do sinal de TV utilizado pelas parabólicas tradicionais (banda C) para o sinal das parabólicas digitais (banda Ku).
Oficina Consultoria – Assessoria de Imprensa
Chris Nascimento – (21) 97935.0628 ou [email protected]
Paula Gama – (71) 99410-6006
Precisa Assessoria de Comunicação
Email: [email protected] ; [email protected]
Telefones: (63) 99218-6899 – (63) 99247-7808