Parque Cimba será palco da 4ª feira expositiva de artesanato e produtos da agricultura familiar
Em celebração ao Dia Internacional da Mulher, a Comissão Pastoral da Terra Araguaia Tocantins, promove a 4ª Feira Formativa e Expositiva das produções da Agricultura familiar e Artesanais das Mulheres Camponesas Tocantinenses.
A feira será realizada nos dias 08 e 09 de março, no Parque Cimba. No primeiro dia, será a partir das 16 horas; e no outro, será durante todo o dia.
Terá muita produção da roça fresquinha e sem agrotóxico para você, como hortaliças, abóbora, maxixe, mandioca, melancia, frango caipira, farinha, também teremos remédios caseiros, artesanatos e muito mais.
A feira é uma iniciativa da Rede de Proteção às Mulheres Camponesas Flores de Sucupira da CPT Araguaia-Tocantins em parceria com a UFNT. A Rede Flores de Sucupira tem como objetivo unir e reunir mulheres e homens do campo e da cidade no combate às várias formas de violências, fomentar o debate sobre saúde, defesa dos territórios, direitos, autonomia e geração de renda através da exposição e comercialização dos produtos agroecológicos e artesanatos produzidos em suas comunidades.
A Rede de Proteção às Mulheres Camponesas Flores de Sucupira surge em 2019 em um contexto de acirramento da violência contra as mulheres e do desmonte das políticas de proteção às camponesas e aos territórios das comunidades e povos tradicionais do campo. É uma iniciativa desenvolvida pelas agentes de pastoral da CPT Regional Araguaia-Tocantins desde 2013, que é resultado do trabalho de formação e apoio às mulheres do campo em situação de violências e vulnerabilidades sociais.
A Rede Flores de Sucupira é formada por mulheres camponesas de dezesseis comunidades, entre elas mulheres acampadas, assentadas, posseiras e ocupantes sem-terra e quilombolas que reivindicam a reforma agrária e a demarcação de seus territórios na região Centro Norte do Tocantins. E a feira das mulheres é resultado da organização destes grupos de mulheres que lutam por seus direitos e autonomia.
A Rede ainda conta com a parceria de professoras do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Saberes e Práticas Agroecológicas da Universidade Federal do Norte do Tocantins (NEUSA/UFNT) e do Movimento dos Atingidos por Barragem (MAB), da Cáritas Diocese de Tocantinópolis e do MST (Movimento das e dos trabalhadores sem terra).
Nessa construção coletiva já foram realizadas outras edições da Feira de Mulheres camponesas em Araguaína, e para celebrar o Dia Internacional das Mulheres, nestes dias 8 e 9 de março, daremos continuidade com a realização da 4ª edição da Feira com o tema IV FEIRA DE EXPOSIÇÃO DE PRODUTOS AGRÍCOLAS E ARTESANAIS DAS MULHERES CAMPONESAS TOCANTINENSES: “Por uma vida produtiva, saudável e sem violência dos corpos-territórios no cerrado e na Amazônia”.
O evento tem apoio da: Rede Flores de Sucupira, Cáritas Diocesana, DAEP, PROEX, NEUZA e PROCARD -UFNT e Secretaria Municipal de Cultura de Araguaína.