DestaqueEstado

Delegação do Tocantins com 40 policiais é enviada à Itália para visita técnica às forças de segurança

O Governo do Tocantins enviou uma delegação à Roma, na Itália, para realizar estudos relacionados ao Curso de Superior de Polícia (CSP), que começou no dia 24 de março e segue até 3 de abril de 2023. São 40 integrantes das Forças de Segurança Pública, além de dois deputados estaduais. O Estado está custeando as diárias dos servidores.

Eles fazem parte da turma de formandos do Curso Superior de Polícia (CSP/2022) da PMTO, especialização lato sensu em Gestão Estratégica e Altos Estudos em Ciências Policiais pela Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS). O Comandante Geral da PMPTO, Coronel Márcio Antonio Barbosa de Mendonça, integra a delegação.

Na Itália, a delegação tocantinense está conhecendo as boas práticas realizadas pelas Polizia Di Stato, Arma dei Carabinieri e Guardia di Finanza. Acompanham a comitiva dos formandos os deputados Léo Barbosa e Jorge Frederico.

É a primeira vez que a PMTO realiza esta especialização no Estado. Em todas as edições anteriores os Oficias Superiores se deslocavam a outros Estados. Segundo o Governo do Estado, essa medida gerou uma economia significativa. Antes o custo médio era de R$ 117 mil por aluno com o pagamento de bolsa estudo. Com o curso sendo realizado no próprio estado, a PMTO economizou cerca de R$ 4,68 milhões. Nesta edição formaram 46 tenentes coronéis da PMTO, dois majores da Polícia Militar do Estado do Maranhão e seis delegados da Polícia Civil do Tocantins.

Conforme a PMTO, o Curso Superior de Polícia é de grande relevância para à Corporação em razão da demanda institucional em qualificar seus profissionais para assumirem funções do alto escalão da Corporação nas áreas estratégicas da Instituição, sendo, portanto, requisito legal para ascensão ao Posto de Coronel da PMTO, conforme exigido pela legislação em vigor – Lei 2.575/2012 e Lei Complementar nº 128/2021.

Com carga horária total de 420 horas/aula, distribuídas em 08 disciplinas, a Especialização Lato Sensu em Gestão Estratégica e Altos Estudos em Ciências Policiais – CSP2022 culmina com a visita institucional à Polizia di Stato, à Arma dei Carabinieri e à Guardia di Finanza, em Roma, na Itália.

A programação abrangerá eventos nessas três instituições italianas, conforme o seguinte cronograma:

Dia 27/03, segunda-feira:

• Turno Matutino: Reunião na Escola de Aperfeiçoamento das Forças Policiais com a participação dos seguintes órgãos: Gabinete de Coordenação e Planeamento das Forças de Polícia; Direção Central da Polícia Criminal; Direção Central de Serviços Antidrogas; Direção de Investigação Anti-Máfia e Direção Central de Assuntos Gerais e Políticas do Pessoal da Polícia Estadual.

• Turno Vespertino: visita ao Comando Geral da Guardiadi Finanza.

Dia 28/03, terça-feira:

• Turno Matutino: Reunião com os seguintes órgãos:

Direção Central da Polícia de Prevenção; Direção Central de Imigração e Polícia de Fronteiras; Direção Central da Polícia de Trânsito, Ferroviária, Comunicações e Departamentos Especiais da Polícia Estadual e Direção Central Anti-Crime da Polícia Estatal:

Dia 29/03, quarta-feira:

• Turno Matutino: visita ao Comando Geral do Exército dos Carabinieri.

Ao retornarem da viagem de estudos, os formandos poderão contribuir com o Comando Geral da PMTO e com a sociedade tocantinense na aplicação dos conhecimentos adquiridos, implementando na segurança pública do Estado do Tocantins as boas práticas utilizadas por uma das polícias mais eficientes da Europa.

MEMBROS DA COMITIVA

I – da Polícia Militar do Estado do Tocantins:

1. MÁRCIO ANTÔNIO BARBOSA DE MENDONÇA;

2. DOSAUTOMISTA HONORATO DE MELO;

3. ÉMERSON BERNARDES DA SILVA;

4. LORENA AFONSO CAVALCANTE FERNANDES;

5. ADÃO PEREIRA DOS SANTOS;

6. AUTIERES BEZERRA PIMENTEL;

7. BENEDITA SOARES DE MORAES B. SOUZA;

8. CÂNDIDO MARQUES SOARES JUNIOR;

9. CARMEM ROSA ALMEIDA PEREIRA;

10. DARCY COSTA DE ARAÚJO;

11. DELANO LUIZ DA SILVA;

12. DERNIVALDO DA COSTA TIRELLO;

13. EDUARDO DOUGLAS DA SILVA SANTOS;

14. ESDRAS EDUARDO BORGES;

15. FABRÍCIO VIEIRA RIBEIRO;

16. FERNANDO ÁLVARO MARTINS CAMPOS;

17. FIORAVAN TEIXEIRA SILVEIRA;

18. GEREMIAS T. DOS SANTOS OLIVEIRA;

19. JAMES MATOS DUARTE;

20. JOÃO BATISTA DE SOUSA ALVES;

21. JOÃO HENRIQUE MARQUES GUARINO;

22. JOSÉ BATISTA FREITAS JUNIOR;

23. LOURDES CRISTINA COELHO RODRIGUES;

24. MARCELO MARTINS FRANCO CARNEIRO;

25. MÁRCIO DE OLIVEIRA ALVES;

26. PATRÍCIA PINHEIRO DE MELO AZEVEDO;

27. PAULO HENRIQUE MARÇAL;

28. RODRIGO NASCIMENTO LACERDA GUIMARÃES;

29. SUELI FERREIRA DOS SANTOS VISEU;

30. VALDEMI SILVA REIS;

31. VALDEONNE DIAS DA SILVA;

32. WALTER RIBEIRO DOS SANTOS;

33. WELLDER MESSIAS CAVALCANTE;

34. WESLLEY DIAS COSTA;

II – da Secretaria da Segurança Pública:

1. BERNARDO JOSÉ ROCHA PINTO;

2. CARLOS MAGNO GOMES DA COSTA;

3. RICARDO FRANCISCO REAL DE CASTRO;

III – da Casa Militar:

1. HEITOR JOSÉ COSTA LINS;

2. JOÃO LEYDE DE SOUZA NASCIMENTO;

3. WANDER ARAÚJO VIEIRA

Delegação do Tocantins na Itália

Fonte: AF Noticias