Estado

Após visita do Governador, indústria de Mossoró fará estudo de viabilidade para atuar no Estado do Tocantins

Divulgação
Divulgação

Diretores da Agrosol Agricultura, de Mossoró (RN), anunciaram ao Governador Siqueira Campos nesta segunda-feira, 7, que farão estudos de viabilidade com objetivo de atuar no Tocantins. O Governador esteve na sede da indústria, que possui sete fazendas e produz, entre outras culturas, três tipos de melão (galha, goldex e charentais) no sistema irrigado. Siqueira Campos fez convite formal aos proprietários Junichi e Tiago Irikita para investir no Estado. “Estamos numa região seca, mas pude perceber o potencial desta indústria, que tem muito a oferecer ao Estado do Tocantins. O sistema de irrigação é feito por gotejamento, com proteção para não haver qualquer tipo de contaminação”, disse Siqueira Campos.

A empresa tem 400 funcionários, fatura R$ 10 milhões por ano e 50% de sua produção é exportada para a Europa, principalmente Holanda e Inglaterra – o restante abastece o mercado brasileiro. O diretor administrativo da Agrosol, Tiago Irikita, afirmou que o Tocantins é “um grande mercado para a indústria”. “O Tocantins tem potencial para nos proporcionar crescimento com a logística que dispõe. Além disso, o potencial hídrico do Estado nos chamou muito a atenção”, disse o industrial. De acordo com estudo recente da Semades – Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, o Tocantins é um dos poucos Estados do País com capacidade de expandir agricultura irrigada para 4 milhões de hectares.

Para Siqueira Campos, a tecnologia empregada pela Agrosol pode servir para projetos de fruticultura do Estado, como o São João, Sampaio, Rio Formoso e Manoel Alves. “O Tocantins é um paraíso para a irrigação. A Agrosol e todos os empreendedores sérios que desejam atuar em conjunto conosco pelo desenvolvimento do Estado têm o apoio do Governo no que for preciso. Precisamos unir o potencial que temos com tecnologia empregada em trabalhos como esse que vimos no Rio Grande do Norte.”

Agenda

O Governador segue no Nordeste do País e deverá conhecer ainda trabalho de outras empresas. Na viagem, Siqueira Campos é acompanhado pela primeira-dama Marilúcia Uchôa Siqueira Campos, o comandante da Polícia Militar, coronel Luiz Cláudio Benício; a secretária da Cultura, Kátia Rocha; o secretário-executivo da Agricultura, Ruiter Padua; e o consultor Kenjy Kawano.

Revisão: Natália Ferraciolli

(SECOM)