DestaqueEstado

Sem quórum, Marcos Duarte encerra sessão e manda cortar ponto de vereadores; Ygor Cortez rebate

A sessão ordinária da Câmara Municipal de Araguaína foi encerrada de forma polêmica e inusitada, na manhã desta terça-feira (6/6). O presidente da Casa de Leis, vereador Marcos Duarte (Solidariedade), abriu e encerrou a sessão em menos de cinco minutos. O motivo: falta de quórum, ou seja, ausência da maioria dos vereadores.

Durante a abertura da sessão, que é transmitida ao vivo pelos canais oficiais da Câmara, o presidente declara reaberta a sessão e, logo em seguida, diz que está encerrada. “Estou encerrando a sessão no dia 06 de junho por falta de quórum, pedindo à Secretaria que faça o levantamento do nome dos vereadores e oficie o RH para descontar em folha de todos os vereadores faltosos”, declarou.

Duarte ainda faz questão de mostrar o plenário vazio. Além dele, estavam presentes apenas os vereadores Edimar Leandro (MDB) e Mateus Mariano (Podemos). A Casa tem 17 parlamentares.

Por fim, o presidente afirmou que se não forem apresentadas justificativas plausíveis para a falta, será descontado em folha o não comparecimento à sessão ordinária.

Apesar da ameaça de cortar o ponto, Marcos Duarte voltou atrás e remarcou a sessão para a tarde desta terça-feira (6).

As sessões da Câmara de Araguaína são realizadas nas segundas e terças, a partir das 9 horas da manhã.

VÍDEO DA POLÊMICA

REAÇÃO

A atitude do presidente Marcos Duarte gerou reação imediata entre os vereadores faltosos. Ygor Cortez (UB) gravou um vídeo no plenário da Casa dizendo que o Regimento Interno não foi respeitado.

A forma de abertura e encerramento da sessão foi irregular. Respeito ao cidadão é se atentar às leis e fazer o que é certo, não o que lhe convém”, rebateu o vereador.

O parlamentar cita o artigo 117 do Regimento Interno da Câmara, o qual prevê 15 minutos de tolerância após a primeira chamada para o início da sessão.

Ele justificou, por fim, que os vereadores estavam em uma reunião com o prefeito Wagner Rodrigues e afirmou que todos tinham conhecimento, inclusive o próprio presidente da Casa, que é do mesmo partido do gestor municipal.

Fonte: AF Noticias