DestaqueEstado

Câmara realiza audiência pública para debater criação do tão aguardado Museu de Araguaína

A Câmara de Vereadores foi palco das discussões em torno da criação do tão sonhado Museu de Araguaína. Em atendimento ao requerimento do vereador Israel da Terezona, uma audiência pública foi realizada na manhã desta terça-feira (20).

A audiência contou com a presença dos membros da AAMAR (Associação dos Amigos do Museu de Araguaína), do secretário interino da Cultura, José Miguel, da secretária municipal da Educação, Elizângela Silva, membros da Universidade Federal do Norte do Tocantins, estudantes e o público em geral.

Durante o evento, professor Régis Carvalho, presidente da AAMAR, destacou a importância do museu para a preservação da história da cidade. “O Museu de Araguaína será um espaço de memória e identidade, onde nossas raízes serão preservadas e transmitidas às futuras gerações. É um projeto essencial para o fortalecimento cultural de nossa região”, frisou.

O vereador Israel da Terezona também fez questão de enfatizar a relevância do museu. “A criação do Museu de Araguaína é um marco para nossa cidade. Será um espaço de aprendizado, pesquisa e valorização de nossa cultura e patrimônio. Estamos comprometidos em trabalhar incansavelmente para tornar esse sonho uma realidade”, disse.

Já o presidente da Câmara Municipal, vereador Marcos Duarte, enfatizou o apoio do Poder Legislativo nesse importante projeto. “A Câmara Municipal de Araguaína está de portas abertas para discutir e colaborar com todas as questões relacionadas à criação do Museu de Araguaína. Reconhecemos sua importância cultural e histórica, e estamos prontos para contribuir na construção desse legado para nossa cidade”, destacou.

Em busca da implantação do Museu de Araguaína, a AAMAR realizará o I Fórum Museu de Araguaína nos dias 8, 9 e 10 de novembro de 2023. O fórum será realizado com o apoio da Prefeitura de Araguaína, Governo do Estado e do Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM. No Fórum, haverá palestras, exposições, manifestações artísticas e mesas de debates.

 

Fonte: AF Notícias