Fruto do cerrado, macaúba gera renda para mulheres em pequena cidade e vira festival no Tocantins
O pequeno município de Caseara (TO) está sediando o l Festival da Macaúba. A programação está acontecendo nesta sexta-feira (4/8) e sábado (05), na Feira Coberta. Presente no evento, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) disponibiliza ao público uma série de informações sobre as ações da Unidade de Conservação (UC) e a importância da preservação ambiental.
O festival é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro), Associação de Mulheres Agroextrativistas da APA-Cantão (Ama Cantão) e conta com a parceria do Naturatins entre outras instituições.
A intenção do festival, segundo a presidente da Ama Cantão, Maria Ângela de Oliveira, é divulgar os trabalhos que as mulheres agroextrativistas desenvolvem a partir da macaúba e outros produtos da sociobiodiversidade, além de conscientizar sobre a importância da conservação ambiental. “É um evento muito importante para mostrar que é possível gerar renda com as riquezas disponíveis na natureza e ao mesmo tempo preservá-la”, frisou.
A presidente também destacou que o apoio de instituições como o Naturatins, órgão responsável pela execução da política ambiental no estado, é fundamental para o fortalecimento do projeto. “Nós que trabalhamos com os produtos da sociobiodiversidade precisamos desse apoio e incentivo de proteção e preservação do meio ambiente”, ressaltou.
No estande do Instituto, a equipe do Parque Estadual do Cantão (PEC) disponibiliza diversas informações sobre a importância da UC e da preservação ambiental para o fortalecimento do agroextrativismo, além de orientar sobre o uso sustentável dos recursos naturais. “Nosso propósito é esclarecer sobre as atividades que são prejudiciais ao meio ambiente e incentivar a preservação da biodiversidade com a adoção de práticas sustentáveis”, informou o supervisor do Parque, Adailton Fernandes.
O supervisor reforçou que o evento é uma forma de valorizar a rica biodiversidade do Cerrado tocantinense, além de fortalecer o desenvolvimento sustentável. “É um momento muito importante para promover a sustentabilidade das mulheres agroextrativistas e valorizarmos nossas riquezas naturais, com foco na preservação e conservação desses recursos”, frisou.
Além de fortalecer e dar visibilidade ao agroextrativismo, o festival, segundo a inspetora de recursos Naturais do Naturatins, Aline Vilarinho, é um momento oportuno de aprendizado por meio das diversas palestras e oficinas ofertadas na programação.
Confira a programação
DIA 05/08/2023
8:00h ás 9:30 Palestra – Palestra Associativismo, Cooperativismo, José Carlos Moraes –Engenheiro Agrônomo, Mestre em Desenvolvimento Rural Sustentável/RURALTINS
12:00h – Almoço
14:00h às 16:00h – Intercâmbio com Associação das Mulheres Unidas do Assentamento Santo Onofre e Santa Tereza (Ponte Alta Jalapão) – autogestão e Economia solidária;
16:00h às 17:30h: – Oficinas de Sabores e Degustação: Macaúba Creme, Smoothie, Vitaminas.
18:00h Jantar
19:00h – Reabertura da Feira das Agroextrativistas, Venda dos Produtos
21:00h às 22:00h: Cantores Regionais
Dia todo – Exposição dos Produtos das Agroextrativistas na Feira de Caseara _ TO
Fonte: AF Noticias