Por lei, Babaçulândia é declarada oficialmente a Capital Tocantinense do Turismo; veja atrativos
O município de Babaçulândia foi declarado oficialmente a Capital Tocantinense do Turismo. A lei estadual nº 4.183, de 6 de julho de 2023, foi promulgada pelo presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), deputado estadual Amélio Cayres.
A promulgação ocorre quando o governador não sanciona nem veta, no prazo de 15 dias úteis, qualquer projeto de lei que tenha sido aprovado pela Assembleia. Neste caso, o silêncio do chefe do Poder Executivo é interpretado como concordância, ocorrendo, portanto, a sanção tática.
Babaçulândia surgiu às margens do rio Tocantins, em junho de 1926, quando Henrique Brito fixou-se no local com um pequeno estabelecimento comercial. Sob a influência do babaçu, nativo e inesgotável, iniciava-se o povoamento que recebeu o nome de ‘Nova Aurora do Coco’, que assinalava o esplendor da fonte de riqueza do Babaçual.
Em 1933, o povoado tornou-se distrito de Boa Vista, atual Tocantinópolis. Em 1938, o distrito recebeu o nome de ‘Babaçulândia’, terra do babaçu, em razão da abundência do fruto na região. Em 1953, o município foi desmembrado de Tocantinópolis e instalado em 1º de janeiro de 1954.
ATRATIVOS TURÍSTICOS
Babaçulândia possui uma série de atrativos turísticos, incluindo várias cachoeiras (do Degrau, Reinanda, Jenipapo e Santa Bárbara), o lago da barragem da Usina de Estreito/Rio Tocantins, Mirante de Santa Bárbara, Orla da cidade, Praia do Coco, Caverna da Serra da Matança, Mirante da TO-010 e da Pedra Furada, Caverna Vão da Zoada, Fenda da Volta Grande e Gruta de Santa Bárbara.
A cidade também possui bons hotéis e pousadas para hospedagem, além de diversos bares e restaurantes na beira da orla. O município é administrado atualmente pelo prefeito Franciel Brito.
Confira aqui todas as informações turísticas de Babaçulândia.