Condomínio vai criar novas rotas de trânsito e benefícios para bairros vizinhos, em Araguaína
2022 foi um ano recorde para os investimentos privados em infraestrutura no Brasil. Segundo a Associação Brasileira de Infraestrutura e Indústrias de Base (Abdib), o aporte foi de R$ 131 bilhões no ano passado, a maior da série de levantamentos iniciada em 2003. Muito além de atender interesses particulares, grande parte destes investimentos acabam beneficiando comunidades e até cidades inteiras, entregando resultados de interesse público.
Segundo a organização Habitat para a Humanidade do Brasil, para cada 1 milhão de dólares investidos na construção civil no país, gera-se uma média de 66 empregos, principalmente entre a população com menor escolaridade. E de acordo com o Ministério do Trabalho, o setor da construção civil foi o que mais gerou empregos com carteira assinada no Brasil, mais de 121 mil, nos quatro primeiros meses de 2023. O mercado imobiliário e as obras públicas de infraestrutura são os maiores impulsionadores.
Araguaína beneficiada
Um exemplo é o empreendimento Parque 47, condomínio residencial de alto padrão em construção em Araguaína (TO). Com um investimento de mais de R$ 25 milhões, a obra tem a previsão de gerar uma média de 330 empregos diretos e indiretos a partir do aporte financeiro estimado. Outro grande benefício é o impacto gerado em mais de cinco bairros do entorno com a criação e integração de novas vias pavimentadas, que darão um fluxo mais livre para os veículos que saem e chegam aos bairros.
“O condomínio vem para ocupar o último vazio urbano centralizado da cidade e nossa intenção é entregar para Araguaína um empreendimento que gere transformações. Mais do que mudar a cultura de moradia, queremos deixar para a cidade uma obra de melhoria de trânsito como forma de agradecer a confiança depositada na iniciativa privada”, conta Cid Forghieri, arquiteto responsável pela obra.
Trânsito mais fluído
De forma geral, o Parque 47 é dividido em duas frentes: o condomínio interno, entre muros, exclusivamente residencial; e a parte externa, com lotes de uso misto (comercial e residencial). Neste último espaço, os investidores do empreendimento darão continuidade para duas importantes ruas de acesso dos moradores do Setor Noroeste e bairros vizinhos: a São Pedro e a Mandaraí.
Em acordo com o planejamento de trânsito da cidade, a Rua São Pedro terá fluxo único sentido Setor Noroeste e a Rua Mandaraí será sentido único para o Centro. “A intenção é fazer uma nova integração de vias para a cidade. E ainda vamos criar a Alameda Irundy, dentro da área externa do condomínio, uma via de trânsito local e muito arborizada, como mais uma opção na malha viária da cidade”, ressalta Cid.
Conexão com a BR-153
As obras do Parque 47 também darão continuidade à Avenida Neief Murad, que atualmente começa na Via Norte e termina na Rua São Pedro. Com a criação do novo trecho, a avenida será ligada a uma importante obra de infraestrutura viária que será executada pela Prefeitura de Araguaína e dará acesso às ruas Olinda e Gaspar Dutra, que fazem a ligação com a rodovia BR-153, criando mais opções de fluxo para o centro da cidade e bairros próximos ao condomínio.
Segurança e acessibilidade
O condomínio fechado conta com um sistema de videomonitoramento 24 horas que, segundo os investidores, irá beneficiar também as áreas e bairros vizinhos com câmeras internas e externas, que ficarão à disposição do poder público para serem usadas como ferramenta de segurança para quem passar pela região. E as calçadas deste trecho do Parque 47 seguirão o padrão de acessibilidade que já existe em Araguaína.
“Todos esses investimentos irão valorizar o entorno e atrair ainda mais o interesse da iniciativa privada, criando um polo regional de desenvolvimento na cidade. Quem ganha com isso são as comunidades vizinhas e toda a população com as novas opções de serviços, comércio e lazer que poderão ser criadas no local”, destaca Carlos Murad, um dos investidores do empreendimento.
Parque 47
O condomínio é resultado da parceria da Murad Participações, de Araguaína, com a Trinus, holding de Goiânia que oferece serviços financeiros e imobiliários para potencializar seus parceiros, principalmente o empreendedor imobiliário regional. O Parque 47 oferece 172 lotes, sendo 85 unidades exclusivamente residenciais, na área fechada, e mais 87 lotes de uso misto (residencial e comercial) na parte externa, ao lado do condomínio.
A área interna contará com salão de festa, academia, playground, brinquedoteca baby, Pet Place para os animais de estimação, quadra poliesportiva, praça de lazer, deck, piscinas adulta e infantil e com acessibilidade, e área gourmet.