Associação de Xambioá que produz biojoias e artesanato é aprovada em edital e receberá R$ 65 mil
A Rede Transformar, uma iniciativa plural e multissetorial que reúne empresas para promover o desenvolvimento de comunidades, selecionou uma proposta do Estado do Tocantins que foi inscrita no edital “Floresta em Pé”.
O objetivo é apoiar projetos ou negócios sociais que realizam ações voltadas à proteção do bioma Amazônico. No Tocantins, será apoiado o projeto “XambiArt Biojoias”, da Associação de Moradores do Alto Bonito, em Xambioá.
Além do Tocantins, participaram do edital “Floresta em Pé” projetos desenvolvidos no Amazonas e Pará. Durante o período de inscrições do edital, nos meses de maio e junho de 2023, foram inscritos 46 projetos. Desse total, foram classificados os que estavam alinhados a pelo menos uma das 10 temáticas do edital: Meio Ambiente; Redução do Desmatamento; Inovação e Tecnologia; Empreendedorismo Sustentável; Cultura; Sustentabilidade; Consumo e Pós-Consumo Sustentável; Desenvolvimento Local, Econômico, Social e Ambiental; Geração de Renda, e Educação Ambiental.
Outros critérios avaliados pela Rede Transformar foram a viabilidade técnica e financeira, o potencial de impacto ambiental e social, e a capacidade de execução da proposta, com base em sua estrutura e experiência com a temática, como público, e no território, bem como capacidade de medir seus impactos.
Cada projeto selecionado receberá R$ 65 mil para executar as suas propostas. As empresas que participaram como patrocinadoras dessa rodada de investimento na frente de Floresta em Pé da Rede Transformar foram Votorantim Cimentos, Enaex, Sotreq, Fagundes, Haver e GCP Applied Technologies.
Artesanato sustentável
Fundada em 2012, a Associação de Moradores do Alto Bonito se dedica à produção de biojoias e artesanato a partir da utilização de elementos naturais provenientes da região do rio Araguaia como, por exemplo, barro, argila, coco e palha. Com o projeto “XambiArt Biojoias” selecionado pela Rede Transformar, o objetivo é ampliar a venda dos artesanatos produzidos pelas artesãs locais. Para isso, o projeto oferecerá capacitação para 15 mulheres do Setor Alto Bonito e Setor Leste, em Xambioá. Também está prevista a compra de materiais e equipamentos, além da reforma da sede da associação onde as atividades são realizadas.
Fonte: AF Noticias