AraguaínaDestaque

Plano de arborização: Parque Cimba deve ganhar 300 mudas de árvores até o final deste ano

Duas ações de educação ambiental marcaram as comemorações pelo Dia da Árvore em Araguaína. Equipes da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente e parceiros realizaram o plantio assistido de 70 mudas de espécies nativas no Parque Cimba, dando início à execução da etapa local do Plano de Arborização Municipal, que deve plantar 300 árvores no local até o final deste ano. As ações contaram com a participação de jovens e adultos de todas as idades em um bate-papo com servidores municipais para o esclarecimento de dúvidas.

Na quarta-feira (20), estudantes da Escola Estadual de Tempo Integral Sancha Ferreira e colaboradores da BRK participaram do plantio de 30 mudas. Na quinta-feira (21), foi a vez da participação das cooperativas de taxistas, mototaxistas e da empresa Midix.

Frequentadores do parque também participaram da ação e aprovaram a notícia do plantio de mais árvores. “Sempre trazemos nosso filho para brincar aqui no final do dia, quando a temperatura está mais amena. Com o crescimento dessas árvores, quando houver mais sombra, poderemos aproveitar por mais tempo”, afirmou o médico Jônatas Marques, que passeava com a esposa Laylla e o filho João.

Importância das parcerias

“É importante que a comunidade compareça e participe dessas ações tão importantes que vêm de encontro aos objetivos traçados pelo Plano de Arborização da cidade: trazer mais conforto térmico, sustentabilidade e consciência ambiental”, ressaltou o secretário Joaquim Quinta Neto.

“A cooperativa tem a meta de participar, pelo menos uma vez ao ano, de ações que contribuam com a comunidade. Fomos convidados pela prefeitura e viemos ajudar nesse plantio de árvores. Futuramente, elas proporcionarão uma sombra que servirá para todos”, comentou o mototaxista Wellington João.

Mudas sendo plantadas

Plano de Arborização

O Plano de Arborização Urbana de Araguaína está disponível no site da Prefeitura, na aba https://araguaina.to.gov.br/cidadao. Nele, estão especificadas as diretrizes, informações sobre o manejo e técnicas para que o plantio das árvores possa adequar-se de forma segura às ruas, calçadas, estacionamentos, praças e demais áreas de Araguaína, diminuindo os riscos aos serviços de iluminação pública, água, asfalto e esgoto.

“Com o Plano de Arborização já publicado, vamos conseguir implementar as ações, no sentido de cooperação entre a sociedade e a Prefeitura. Nele, a comunidade encontrará orientações sobre como plantar, quais tipos de plantas, onde obter sementes ou mudas. Com o envolvimento de todos, vamos proporcionar espaços públicos que tenham arborização que amenize os efeitos da mudança climática e o aquecimento que estamos vivendo”, explicou o engenheiro ambiental e analista da secretaria, André Costa.

Plantio sendo realizado

Fonte: AF Noticias