Prefeitura atrasa salário de servidores em Miranorte e justifica queda do FPM e troca de secretário
Muitos servidores da Prefeitura de Miranorte (TO) ainda não receberam o salário referente ao mês de setembro. O pagamento deveria ter sido creditado até o quinto dia útil do mês de outubro, mas ainda não caiu na conta de todos os servidores do município até esta terça-feira, dia 17. O prefeito da cidade é Carlinhos da Nacional.
Segundo a denúncia enviada ao AF Notícias, os agentes de saúde, responsáveis diretos pelo atendimento da população, ameaçam paralisar as atividades em razão do atraso salarial. Segundo eles, apenas os servidores da Educação receberam seus vencimentos na data correta.
Questionado pela reportagem, o secretário de Finanças do município, Vinícius Gomes, enviou nota apresentando justificativas para o atraso salarial, dentre elas, a crise financeira que atinge os municípios:
Nota explicativa
“A Prefeitura Municipal de Miranorte esclarece que vem sofrendo dificuldades para honrar compromissos, assim como a maioria dos municípios brasileiros, em razão da queda do repasse do FPM, por parte do Governo Federal. Entretanto, informa que realizou pagamento dos servidores da educação no início do mês. Já os servidores do Quadro Geral e da Assistência Social receberam seus salários no dia 11/10. Todavia, os servidores da Saúde ainda não receberam, uma vez que houve mudança de gestor da pasta.
Esclarecemos que a antiga gestora foi exonerada em 03/10, tendo sua substituta assumido apenas em 09/10. Devido aos feriados e os pontos facultativos decretados no corrente mês (05/10, 06/10 e 12/10 e 13/10), a nova gestora ainda não conseguiu finalizar as mudanças dos gerenciadores financeiros, junto à instituição bancária, para realizar os pagamentos dos servidores. Informamos que a folha de pagamento está pronta e as remessas geradas, aguardando apenas autorização dos acessos, pelo Banco, para finalizar os créditos nas contas dos servidores.
Miranorte-TO, 16 de outubro de 2023.”
Fonte: AF Noticias