Liderando pesquisas, Janad já incomoda adversários e entra na mira do jogo político em Palmas
A disputa pelo comando da Prefeitura de Palmas promete grandes embates em 2024. Com vários nomes de peso na corrida, o eleitor espera que o debate seja mais qualificado e propositivo. Contudo, a prévia mostra que o jogo político terá muitos lances repetidos, já conhecidos do eleitor, como duelo nas redes sociais, ataques, entre outros.
Pelo menos três pesquisas eleitorais foram divulgadas recentemente avaliando o cenário das eleições de 2024 na capital. A deputada estadual Janad Valcari (PL) lidera a corrida em todos os levantamentos.
No final de setembro, o Instituto VOPE (Jornal Primeira Página) indicou Janad com 29% das intenções de voto, enquanto o ex-prefeito da capital, Carlos Amastha (PSB), aparecia 19%. Eduardo Siqueira Campos (Pode) tinha 12% e o deputado estadual Professor Junior Geo (Pode), 9%.
Já no início deste mês de outubro de 2023, o Instituto Promotion (Portal Stylo) trouxe, mais uma vez, a deputada liberal na frente da corrida: com 32,25%, seguida por Carlos Amastha, com 20,25%, Eduardo Siqueira Campos, 14%, e Junior Geo, com 7%.
A TV Norte, afiliada ao SBT, também divulgou uma pesquisa eleitoral, encomendada ao instituto Ipex – na primeira quinzena de outubro de 2023, faltando exatamente 1 ano para as eleições. Novamente, a deputada Janad Valcari aparece na liderança com 35,1%, enquanto que Amastha vem bem atrás com apenas 19,9%. Já Eduardo Siqueira Campos apareceu com 13,2%. A também deputada Vanda Monteiro (UB) foi citada nesta pesquisa por 7,3% dos entrevistados, enquanto o Professor Junior Geo foi lembrado por 6% dos eleitores.
A movimentação política continua intensa, mesmo faltando muito tempo para o período eleitoral. Cada qual faz seu jogo, alguns, inclusive, de maneira anônima ou usando terceiros. Nesse contexto, surgem processos, investigações ainda em curso e supostos escândalos relacionados aos pré-candidatos, coisas que o eleitor já está acostumado a ver.
Nesse jogo, vale praticamente tudo. Mas o que se percebe nitidamente, é que Janad Valcari se tornou a “vidraça” a ser quebrada, a pré-candidata a ser batida. Ela, que já exerceu o papel de “pedra”, agora experimenta a mesma fúria por parte dos seus futuros adversários. Não é exagerado dizer, inclusive, que tirar ela do páreo no “tapetão”, tornando-a inelegível ou muito desgastada politicamente, tornou-se a obsessão de alguns concorrentes.
Fonte: AF Noticias