DestaquePalmas

Seis deputados estaduais do Tocantins sonham com a disputa municipal de 2024; veja os nomes

Seis deputados estaduais do Tocantins estão entre os possíveis pré-candidatos a prefeito(a) nas eleições municipais de 2024. Entre os nomes que podem entrar na disputa estão Eduardo Fortes (PSD), em Gurupi; Vanda Monteiro (UB), Prof. Júnior Geo (PODE) e Janad Valcari (PL), todos em Palmas; Nilton Franco (REP), em Paraíso do Tocantins; e Jorge Frederico (REP), em Araguaína.

Além das movimentações pré-eleitorais, há a possibilidade de uma dança das cadeiras nos partidos políticos. Alguns parlamentares, como o Prof. Junior Geo, precisarão buscar outra legenda para manterem a possibilidade de candidaturas no próximo ano.

No caso do Professor Geo a provável troca de sigla se deve à mudança na liderança do partido na Capital, que agora está nas mãos de Eduardo Siqueira Campos. Outro que deve buscar uma nova sigla é Eduardo Fortes, que tem dado sinais claros de afastamento do grupo do Senador Irajá, atual líder do PSD no Estado. Essas mudanças indicam uma reconfiguração política que promete movimentar o cenário eleitoral do Tocantins nos próximos meses.

Influência do Governo pesa na confirmação das candidaturas

A influência do Governo do Estado também deve desempenhar um papel importante na confirmação das candidaturas dos deputados estaduais às eleições municipais de 2024.

Em Gurupi, a situação se mostra particularmente delicada, pois tanto a atual prefeita Josi Nunes, quanto o pré-candidato Eduardo Fortes apoiaram dois grandes adversários do governador Wanderlei Barbosa no último pleito (Ronaldo Dimas e Irajá, respectivamente), mas agora almejam o apoio governista. A definição certamente passará pelo vice-governador Laurez Moreira (PDT), que foi prefeito da cidade por dois mandatos.

Em contrapartida, em Araguaína, a situação parece mais confortável para Jorge Frederico, que deve ser o nome apoiado pelo Palácio na disputa. Já em Palmas, as negociações estão em andamento e ainda prometem algumas reviravoltas, pois alguns deputados disputam a preferência do grupo governista estadual, como as deputadas Janad Valcari e Vanda Monteiro. Por outro lado, a prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB) ainda não sinalizou suas pretensões em relação à sucessão.

Há discussões sobre um possível alinhamento entre o governador e a prefeita de Palmas para definir um nome de consenso, algo bastante improvável para muitas lideranças da capital.

A dinâmica política promete evoluir à medida que as negociações avançam e as alianças se consolidam. As peças, que já estão em intensa movimentação, tendem a se encaixar já no primeiro trimestre de 2024.

Fonte: AF Noticias