DestaqueEstado

Desempenho dos deputados federais do Tocantins: saiba quem são os mais e menos atuantes

O portal AF Notícias realizou um levantamento junto à Câmara dos Deputados com o objetivo de avaliar o desempenho parlamentar dos oito representantes federais do Estado: Alexandre Guimarães (REP), Antônio Andrade (REP), Ricardo Ayres (REP), Lázaro Botelho (PP), Vicentinho Júnior (PP), Gaguim (UB), Eli Borges (PL) e Filipe Martins (PL).

Os dados foram obtidos no site da Câmara dos Deputados, nos dias 17 e 18 de novembro, podendo haver variações posteriores devido ao andamento contínuo das atividades parlamentares, que se estendem até o final do próximo mês.

Foram consideradas 08 categorias para essa análise, que abrangem:

1. Propostas legislativas
2. Propostas relatadas
3. Votações nominais em Plenário
4. Discursos proferidos em Plenário
5. Presenças em Plenário
6. Ausências não justificadas em Plenário
7. Presenças em Comissões
8. Ausências não justificadas em Comissões

Essa avaliação visa fornecer um panorama detalhado do trabalho e do comprometimento dos deputados federais do Estado, cobrindo diferentes áreas de atuação e participação no cenário parlamentar de representação do Estado. Os dados levantados foram os seguintes:

Propostas legislativas Propostas relatadas Votações nominais em Plenário Discursos em Plenário Presenças em Plenário
Ricardo Ayres 522 38 206 27 96
Gaguim 406 4 205 6 92
Vicentinho Jr 362 6 191 19 81
Alexandre Guimarães 275 3 192 8 85
Filipe Martins 184 5 199 11 93
Eli Borges 87 3 199 77 87
Antônio Andrade 80 4 189 15 76
Lázaro Botelho 75 2 192 2 88

No contexto dos cinco primeiros critérios de atuação parlamentar, que incluem Propostas Legislativas, Propostas Relatadas, Votações Nominais em Plenário, Discursos proferidos em Plenário e Presenças em Plenário, o deputado federal Ricardo Ayres se destacou em quatro deles.

Ayres liderou como o parlamentar que mais apresentou Propostas Legislativas (522), foi o que teve o maior número de propostas relatadas (38) e o mais atuante em votações nominais em Plenário (206), além de registrar o maior número de presenças no plenário (96). Por outro lado, Eli Borges se sobressaiu como o parlamentar com mais discursos proferidos no Plenário (77).

Na outra ponta, com um número menor de propostas legislativas, propostas relatadas e discursos proferidos em plenário, aparece o deputado federal Lázaro Botelho (PP), que registrou, respectivamente, 75, 02 e 02.

Completando esses cinco critérios da tabela, está o deputado federal Antônio Andrade, sendo o parlamentar que menos participou de votações nominais em Plenário (189) e que teve o menor número de presenças nas sessões plenárias (76).

Ausências justificadas e não justificadas

Os outros três critérios analisados foram ausências não justificadas em Plenário, Presenças em Comissões e Ausências não justificadas em Comissões. Os dados levantados foram os seguintes:

Presenças em Comissões Ausências não justificadas em Plenário Ausências não justificadas em Comissões
Gaguim 147 3 56
Filipe Martins 131 0 6
Ricardo Ayres 96 0 0
Lázaro Botelho 73 1 14
Antônio Andrade 60 3 6
Alexandre Guimarães 49 1 16
Vicentinho Jr 46 15 50
Eli Borges 42 4 52

Com base nos dados analisados, o deputado Ricardo Ayres destaca-se em dois aspectos: ausências não justificadas em plenário (nenhuma) e ausências não justificadas em comissões (nenhuma). Além dele, Filipe Martins também não registra nenhuma ausência não justificada em Plenário. Isso indica que, nessas categorias específicas, esses parlamentares não apresentaram faltas injustificadas nas sessões plenárias nem nas comissões.

Gaguim desponta como o parlamentar com a maior frequência em comissões, contabilizando 147 presenças. No entanto, chama a atenção o fato de também registrar o maior número de ausências não justificadas nessas mesmas instâncias (56). Eli Borges figura como o parlamentar com menos presenças nas comissões (42), enquanto Vientinho Jr é o único que possui ausências não justificadas no Plenário de dois dígitos (15).

Vale ressaltar que o jornal Estadão revelou que o deputado Gaguim sai batendo ponto em todas as comissões, mas não participa dos debates, gerando uma falsa presença.

Observações

O levantamento realizado considerou especificamente o trabalho parlamentar dentro da Casa de Leis, com foco em dados de presenças, proposições legislativas, discursos e votações. É importante destacar que os deputados federais desempenham outras atividades políticas e parlamentares tanto em Brasília quanto no Estado.

Fonte: AF Noticias