DestaqueEstado

Aumento de mais de 450% nos casos de Covid em janeiro de 2024 acende alerta no Tocantins

O mês de janeiro de 2024 trouxe um cenário preocupante para a saúde pública no Tocantins, com um aumento expressivo nos casos de Covid-19 e o registro de três óbitos pela doença. Segundo dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) ao AF Notícias nesta terça-feira (30/01), o Estado vivenciou um crescimento de 454,8% nos casos em relação ao mês anterior, dezembro de 2023.

O balanço epidemiológico apresentado pela SES-TO revela que, somente em janeiro deste ano, foram confirmados 1.487 casos de Covid-19, contra 268 casos registrados no mês anterior. A doença ocasionou a morte de três pessoas no período, um número superior à soma dos óbitos ocorridos em dezembro e novembro de 2023, ambos com o registro de um falecimento cada.

Diante desse cenário, as autoridades de saúde reforçam a importância das medidas preventivas para conter a propagação do vírus. “A principal medida de prevenção contra a Covid-19 continua sendo a vacina, que está disponível para toda a população acima de 6 meses de idade. Recomenda-se que a população mantenha o calendário vacinal atualizado, inclusive com as doses de reforço, preferencialmente com a vacina Bivalente quando recomendado”, diz a nota encaminhada ao AF.

Além da vacinação, a Secretaria reforçou a importância de um conjunto de medidas de prevenção. “Para a redução da transmissibilidade de vírus respiratórios, a vigilância epidemiológica continua reforçando sobre a importância do conjunto de medidas não farmacológicas, de prevenção e controle, que devem ser utilizadas de forma integrada, e incluem: etiqueta respiratória; higienização das mãos com álcool 70% ou água e sabão; ventilação, limpeza e desinfecção adequada de ambientes; isolamento dos casos confirmados de covid-19; e uso de máscaras”, disse a Pasta.

Dados

O histórico da evolução dos casos e óbitos pela Covid-19 no Estado também foi detalhado pela SES-TO, evidenciando um aumento progressivo desde novembro de 2023. Naquele mês, foram registrados 244 casos e um óbito. Em dezembro do mesmo ano, os números subiram para 268 casos e um óbito. O salto mais expressivo ocorreu em janeiro de 2024, com 1.487 casos e três óbitos confirmados.

Fonte: AF Noticias