Federação composta pelo PT, PV e PCdoB decide não aceitar filiação de vereadores em Palmas
Os presidentes dos diretórios metropolitanos dos partidos PT, PV e PCdoB selaram um acordo histórico em Palmas, nesta quinta-feira (31).
A Federação Brasil da Esperança (Fe Brasil), composta por essas legendas, assinou um termo de compromisso visando definir os rumos do grupo para as eleições municipais deste ano.
O compromisso, firmado por João Helder Vilela, do PT; Antônio Bandeira, do PV; e Roberta Tum, do PCdoB, delineia as estratégias políticas que guiarão os debates e ações dos partidos que compõem a federação em Palmas. Este acordo, segundo eles, marca um momento significativo na cena política local, onde se busca construir uma alternativa democrática e progressista para a capital tocantinense.
Roberta Tum, presidente metropolitana do PcdoB em Palmas, destacou a importância da coalizão entre os progressistas palmenses, ressaltando a necessidade de avançar na luta democrática da capital. “Este compromisso reflete nosso empenho em promover um debate amplo e inclusivo, visando atender as demandas da comunidade e oferecer um projeto de desenvolvimento social e econômico consistente para Palmas“, afirmou.
O termo de compromisso estabelece as diretrizes para a formação das chapas proporcionais e majoritárias, bem como define a distribuição paritária do número de vagas para composição dos 24 nomes da chapa proporcional entre os partidos PT, PCdoB e PV. Além disso, há o compromisso de não filiar detentores de mandato de vereador na capital, garantindo assim a paridade entre os candidatos.
A Fe Brasil se compromete, ainda, a promover debates com diversos setores da sociedade, visando receber suas demandas e formular políticas públicas que resgatem a dignidade da população palmense. Com foco em áreas vitais como saúde, educação, ação social, mobilidade e cultura, a federação reafirma seu compromisso com uma Palmas mais justa, desenvolvida, igualitária e inclusiva para todos.
Ainda conforme a federação, esse acordo representa um passo significativo na construção de uma frente unida em prol do progresso e bem-estar de Palmas, colocando os diretórios metropolitanos como protagonistas na definição dos rumos políticos da cidade.