Governador entrega 18 leitos e novo espaço de hemodiálise no Hospital Regional de Araguaína
O governador Wanderlei Barbosa entregou mais 18 leitos clínicos e um novo espaço para o serviço de hemodiálise no Hospital Regional de Araguaína (HRA), na manhã desta segunda-feira (19). Os leitos entregues ficarão disponíveis para o atendimento aos pacientes de cirurgias eletivas. Apenas em janeiro, o HRA realizou mais de 80 procedimentos eletivos.
“A saúde continua sendo um grande desafio para nós, pois nada é mais importante que cuidar da vida. Os pacientes que precisavam sair do HRA para fazer uma hemodiálise, agora, terão o conforto de fazer na unidade e, daqui 15 dias, iremos inaugurar uma nova ala no hospital, destinada ao Savis [Serviço de Atenção Especializada às Pessoas em Situação de Violência Sexual]. Gostaria de agradecer aos deputados estaduais que nos acompanham e têm nos ajudado nesse cuidado com as pessoas do nosso Tocantins”, destacou o governador Wanderlei Barbosa.
O espaço para o serviço de hemodiálise é exclusivo para pacientes já internados no HRA. A obra entregue fará diferença na assistência aos mais de 686.553 moradores da região de saúde Médio Norte Araguaia, que passará a ter 246 leitos clínicos, além dos 20 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A nova ala conta também com 10 poltronas denominadas Hospital Dia, para atendimentos a casos leves em que os pacientes precisam apenas de medicações rápidas, seguidas de alta hospitalar. A ala é o espaço onde funcionava a Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), transferida para um prédio individual, em maio de 2023, quando o Governo do Tocantins inaugurou o novo prédio.
O secretário de Estado da Saúde (SES), Carlos Felinto, reforçou que os novos leitos proporcionarão mais conforto aos pacientes e permitirão um maior fluxo de cirurgias eletivas. “Além dos novos leitos, estamos finalizando o serviço de atenção às vítimas de violência sexual e inaugurando um novo espaço para hemodiálise. O objetivo é garantir um atendimento completo e de qualidade para todos os pacientes da nossa unidade. É o Tocantins sendo cuidado da melhor forma possível pelo governador Wanderlei Barbosa. Estamos trabalhando para proporcionar uma saúde de excelência para todos os nossos cidadãos”, afirmou.
“A inauguração desses 18 novos leitos é de extrema importância para a região norte do Estado, especialmente para Araguaína. Antes, não tínhamos leitos dedicados exclusivamente para cirurgias eletivas, o que resultava em cirurgias sendo realizadas em diferentes áreas da unidade. Agora, com essa nova área, podemos atender os pacientes de forma mais organizada e específica, o que contribuirá para a redução da fila de espera. Além disso, os novos leitos são destinados apenas para cirurgias limpas, o que diminui o risco de infecções cruzadas. Isso também proporcionará mais tranquilidade e foco para os profissionais, que poderão oferecer um cuidado mais humanizado e acolhedor aos pacientes das cirurgias eletivas”, acrescentou a diretora-geral do HRA, Cristiane Costa Uchôa.
Modernização
O governador Wanderlei Barbosa também entregou, para a equipe administrativa do HRA, 20 novos computadores, com o objetivo de melhorar os processos de trabalho das equipes, o que reflete na assistência aos pacientes por dar mais agilidade aos trâmites administrativos. O enfermeiro Tiago Pereira, de 34 anos, trabalha há um ano na unidade e reconhece que essas entregas auxiliarão no melhor desenvolvimento do seu trabalho.
“A entrega desses leitos gera uma melhoria no nosso trabalho e na recepção de pacientes de cirurgias eletivas, já que auxiliará diretamente na fluidez da fila devido à alta rotatividade. Essa melhoria não é percebida só pela equipe técnica, mas é perceptível a satisfação dos pacientes”, pontuou Tiago, ao reforçar que o objetivo é dar celeridade ao processo da fila das cirurgias eletivas na região.
Essa satisfação é citada pela paciente Samanta Pereira dos Santos, de 28 anos. A jovem reside em Goiatins, município a 155 km de Araguaína, é paraplégica e venceu a luta contra um câncer de coluna, e está sempre utilizando os serviços do HRA. Ela já está internada na nova ala, em um dos novos leitos, em processo pré-operatório.
“Os novos leitos são ótimos, confortáveis e é bom não precisar esperar muito”, comentou Samanta, que irá retirar a vesícula e trocar a colostomia de lugar. “Quando fui ao médico, ele disse que ia demorar mais ou menos 45 dias depois que eu já tinha feito os exames, mas eu fui chamada antes”, concluiu a paciente que estava na fila de cirurgias eletivas.
Hospital Geral de Araguaína
O governador Wanderlei Barbosa fez uma visita técnica às obras do Hospital-Geral de Araguaína, que já está com 61% de suas obras concluídas e tem previsão de entrega para 2025. Com investimento de R$ 287 milhões, a nova unidade contará com 400 leitos, sendo 120 para clínica médica, 87 para cirurgia, 70 para ortopedia, 11 para psiquiatria, dois para obstetrícia, dois para pediatria, 28 para especialidades diversas, 60 para Unidades de Terapia Intensiva e 20 para Unidades de Cuidado Intermediário.
“Estamos empenhando todos os nossos esforços para que essa obra seja entregue até dezembro do ano que vem. Já notificamos a empresa contratada para que os serviços sejam executados da forma mais célere possível. Esse é o compromisso do nosso governo com a população de Araguaína e de toda a região atendida”, concluiu o governador.